Firefox - Acertando Algumas Poucas Configurações

Depois de instalado o Firefox, vamos ver agora como fazer alguns ajustes simples nas configurações para que ele funcione mais ao nosso jeito. Nas opções que eu citar, vou dar a minha preferência pessoal, mas você não é obrigada a fazer igual. Você é que sabe o seu gosto, querida leitora.

A primeira coisa que temos que fazer é abrir a tela onde escolhemos estas opções. Clique então no menu Ferramentas e em seguida em Opções. Na janela que aparece você verá alguns ícones na parte de cima. Cada um deles leva a opções diferentes. Vamos na ordem. Primeiro o ícone "Principal":

Aqui temos a opção "Ao iniciar o Firefox". Nesta opção você escolhe o que vai acontecer quando iniciar o programa. São três opções: na primeira você escolhe um site para ser exibido, na segunda não acontece nada, e na terceira o Firefox volta ao estado em que estava quando você o fechou da última vez. Eu prefiro a segunda, por tornar as coisas mais ágeis.

Logo abaixo, na parte de downloads, você informa se quer gravar os arquivos sempre no mesmo lugar ou se que quer ser perguntada toda vez que for copiar algo. Eu prefiro sempre gravar os arquivos na Área de Trabalho (Desktop), que é mais fácil de achar mais tarde.

Vamos então para o ícone "Abas". A primeira opção é sobre o que o Firefox faz com as novas páginas abertas: se abre em uma nova janela, em uma nova aba ou na aba atual. Eu prefiro abrir uma nova aba.

Nesta parte há também a opção de receber um aviso quando várias abas são fechadas ao mesmo tempo, a qual eu deixo ativada.

Em seguida, vamos para o ícone "Conteúdo". As descrições são simples, por isso não vou perder tempo explicando. Basta dizer que o melhor é deixar tudo marcado.

Por fim, vamos ao ícone "Avançado". Aqui existem quatro abas (Geral, Rede, Atualizações e Criptografia), e vamos mudar uma coisa na primeira delas. A segunda opção, quando ativada, permite que você use um recurso que já citei antes: numa página, basta digitar um texto que ele começa a ser procurado e destacado.

Por hoje é isso. Na tela de opções existem muitas outras coisas, e vale a pena pelo menos dar uma olhadinha nelas. Quem sabe você não descobre algo que te interesse?

No próximo artigo, que será bem curtinho, vamos ver algo sobre as janelas pop-up, aquelas que aparecem sem que a gente peça. E depois partimos para a instalação de algumas extensões interessantes. E isso tudo é pro ano que vem.

Este aqui, então, é o último post publicado no endereço antigo, www.sarcofago.blogger.com.br, e passa a valer apenas o novo, www.osarcofago.blogspot.com.

Muito obrigado pela companhia neste ano que termina (aliás, que ano! Teve King Kong, Rolling Stones em Copacabana, o registro e o lançamento do meu livro, EJC e formatura da faculdade, saldo mais-que-positivo)

Desejo a vocês o 2007 que pedirem a Deus. Grande abraço.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Mário! Também lhe desejo um 2007 com muito sucesso, sonhos realizados e a bênção de Deus :) Que Ele continue orientando sua vida e ajudando a conhecê-lO ainda mais :)