Firefox - Copiando e Instalando

Dando continuidade à série de artigos sobre o Firefox, hoje veremos como fazer o download e instalar o dito cujo.

Pra começar, o melhor lugar para copiá-lo é o seu site brasileiro da Fundação Mozzila, a organização que mantém o Firefox, que você encontra clicando aqui. Lá você encontra um link verde, bem chamativo, dizendo "Download Grátis em português brasileiro". Clique ali e faça o download. Quando ele perguntar onde você deseja gravar o arquivo, eu sugiro colocá-lo no "Desktop" ou na pasta "Meus Documentos".

Terminando o download, feche todos os outros programas que você esteja usando e execute o arquivo. Primeiro ele faz uma rápida extração e você cai na primeira tela, dando as boas vindas. Clique em avançar.

Aparece a tela com o acordo de licença. Na parte de baixo desta tela, existem duas opções, marque a primeira, "Eu aceito os termos do acordo de licença", e então clique em Avançar.

Vem então a tela em que você escolhe o tipo de instalação. Apesar de o caminho "Padrão" ser o mais fácil, vamos passar pela "Personalizada" para escolher umas outras opções que evitarão encheções de saco futuras. Então, clique em "Personalizada" e então em Avançar.

Na tela que se segue, para selecionar componentes opcionais, desmarque as duas opções. São coisas que não vão fazer falta, não se preocupe. Clique em Avançar, nesta tela e nas duas telas seguintes. Voilá, o Firefox estará instalado em seu computador.

A última tela que aparece é a que te informa que o programa já está instalado. Deixe a opção marcada e clique em concluir. O Firefox será iniciado e vai direto para uma página na internet. Já nesta página você tem um link para instalar o dicionário de português. É bom fazê-lo. Clicando no link e você será levada para uma outra página. Nesta haverá um link grande, verde, clique nele para instalar o dicionário. Nesta mesma página você pode instalar outros dicionários para outras línguas.

Quando você clicar em um link para baixar um dicionário, aparecerá uma janelinha do Firefox pedindo para você confirmar. Acostume-se com esta janela, pois ela aparecerá sempre que uma nova extensão for instalada no Firefox.

Ainda nesta página dos dicionários, do lado esquerdo você tem um pequeno menu, logo no início da página. Neste menu, clique em "plugins". Na página que aparecer, você verá listados uns sete plugins. Não é extremamente necessário que você instale estes plugins agora, mas já que estamos aqui, cai bem.

Plugins acrescentam funcionalidades importantes para o Firefox, como poder visualizar arquivos em PDF, vídeos e animações. Se você não quiser instalar os plugins agora não há problema. O Firefox vai avisar quando eles forem necessários para ver uma página, e perguntará se você quer fazer o download.

Bem, agora você já está com o Firefox instalado. Experimente para navegar um pouco por aí e comece a se acostumar com as abas. Se precisar de umas dicas de sites interessantes para visitar, experimente este, mais este, outro, mais outro, mais um aqui e ainda outro acolá.

No próximo artigo (que sai ainda este ano) vamos mexer em algumas configurações do Firefox para deixá-lo mais amigável. Té mais ver.

2 comentários:

Tiago Frossard disse...

Gostei do "outro" site xD

Mário Marinato disse...

Homenagens existem para serem feitas, oras.