Maravilhas Maravilhosas

Há muito tempo atrás, lá pelo século 2, um sujeito chamado Antípatro, nascido em Sídon, que fica no Líbano, escreveu uma famosa lista de sete itens, colocando nela sete lugares que mereciam ser visitados: a famosa lista das sete maravilhas do mundo.

Delas, apenas uma ainda está de pé, que são as pirâmides do Egito. As outras seis (os jardins suspensos da Babilônia, a estátua de Zeus em Olímpia, o templo de Diana em Éfeso, o mausoléu de Helicarnasso, o colosso de Rodes e o farol de Alexandria) já desapareceram por completo ou têm apenas ruínas pequenas e ocultas.

Como esta lista foi feita antes do descobrimento das Américas, muita gente já pensou em atualizá-la, para incluir outras coisas que foram feitas ou encontradas neste lado do Atlântico, e eis que agora surgiu uma iniciativa que, ao que tudo indica, vai entrar para a história da humanidade: a votação para a escolha das novas sete maravilhas, organizada pela NewOpenWorld Foundation.

São 20 candidatos, e o Cristo Redentor está entre elas. Outros são a torre Eiffel, a Estátua da Liberdade, o Kremlin, o Coliseu de Roma e a acrópole de Atenas. Só fizeram a bobeira de colocar as pirâmides do Egito de novo na lista. Mas voltaram atrás e elas não recebem mais votos.

Para votar basta visitar esta página, preencher o seu email duas vezes, escolher os seus preferidos e clicar em "click to submit". Você vai então receber um email de confirmação, no qual você receberá um link para visitar. Só depois de visitar este link é que seu voto será computado.

Se fosse pra ser bem honesto, eu não incluiria o Cristo Redentor na minha lista das sete novas maravilhas. Se não fosse ele, minhas escolhas seriam Angkor no Camboja, a pirâmide de Chichén Itzá no México, as estátuas da Ilha de Páscoa, a muralha da China, as ruínas de Macchu Picchu, Stonehenge na Inglaterra e o Taj Mahal na Índia.

Eu acho que estes devem receber o título de maravilhas porque a) foram feitos numa época em que os conhecimentos sobre engenharia e os equipamentos para trabalho eram muito mais escassos que os de hoje em dia, b) representam grandes mistérios que ninguém até hoje consegue explicar como ou para que foram que foram feitos, ou c) ambos.

Por que não, então, dar esta forcinha para o Brasil? Vá lá, vote no Cristo e em mais seis candidatos mais desconhecidos. Eu já dei meu voto. Faça a sua parte! A votação vai até 06 de julho e o resultado será divulgado dia 7/7/7 em um evento lá em Lisboa.

Se quiser saber mais sobre as antigas sete maravilhas, entre por aqui e compre no Submarino dois dvds da Discovery ou então um livro sobre o assunto.

E, diga-me, querida leitora, quais seriam as suas escolhas?

Nenhum comentário: