Uma semana de Firefox 3 Beta 1

Quarta feira passada, quando começaram a pipocar na rede notícias sobre a primeira versão beta do Firefox 3, decidi arriscar e testar a nova cria da fundação Mozilla. Baixei, instalei e testei durante uma semana. Este artigo mostra tudo o que vi.

O primeiro passo foi fazer o download, que você também pode fazer, bastando visitar a página de downloads do Firefox 3. Já no download me deparei com o primeiro porém desta versão: a falta de uma edição em português. São 21 opções de idioma diferentes, mas o nosso não está lá. Sorte que eu falo inglês.

Seguindo em frente, iniciei o download e então descobri o tamanho da fera: pequenos seis megas e meio, o que é razoável para os padrões atuais. Download feito, parti para a instalação, que é das mais fáceis, sem perguntas cretinas ou complicadas. E o melhor é que ele se instala em uma pasta diferente do Firefox 2, o que permite ter os dois programas na máquina ao mesmo tempo.

Ao executá-lo pela primeira vez, ele importou todos os dados do Firefox 2: favoritos, senhas, organização da tela, opções, temas, plugins, extensões e mecanismos de pesquisa. Quase tudo funcionou perfeitamente, exceto pelos temas, extensões e mecanismos de pesquisa. O único tema que uso, o Qute, parou de funcionar; e de todas extensões, apenas a GMail Notifier continuou trabalhando normalmente. Nem todos os mecanismos de pesquisa foram importados, e surgiram outros que eu não tinha.

Enquanto escrevia este artigo descobri que houve uma atualização para a extensão Flashblock, que voltou a funcionar normalmente.

Com tudo pronto, bastou navegar. A abertura das páginas está um pouco mais rápida e me parece que a definição das fontes e das imagens melhoraram um pouco, mesmo havendo alguns problemas de exibição aqui e ali, como nos botões do Orkut. Segue abaixo uma lista de itens que chamaram a minha atenção.

***


Interface: alguns detalhes da interface sofreram uma leve plástica. Quando se abre muitas abas, e aparecem as setas para indicar que existem mais abas abertas além das que já estão na tela, um clique nestas setas faz com que as abas deslizem ao invés de saltar, como antes acontecia. Tudo isso deixa o programa com um ar mais bonito. Senti falta do botão para abrir uma nova aba.

Gerenciador de Downloads: mudou um pouco a interface, trocando seis por meia dúzia. Dizem que agora tem o recurso de continuar downloads interrompidos, mas não cheguei a ter nenhum dos meus downloads cortados ao meio para saber se ele é capaz de continuar de onde tinha parado.

Zoom da Página: agora você pode dar um zoom em toda página, e não apenas no texto. Fazendo assim, as imagens também são aumentadas e o site não perde as proporções. Quando a página está com zoom, a rolagem fica mais lenta, mas isso talvez seja culpa do meu computador, que já pede mais memória há meses. Não é mais possível dar zoom apenas no texto, o que senti falta.

Informações do site: a tela com informações sobre o site está com mais recurso. Agora é possível até mesmo ver os cookies deixados por aquele site em seu computador e vasculhar o conteúdo deles.

Places: "Lugares" é o nome do novo item que surge na barra de favoritos. É um menu que tem seis opções, entre as quais os itens "Páginas Recentemente Estreladas" (veja sobre estrelas logo abaixo) e "Páginas Mais Visitadas". Tem tudo para evoluir e tornar-se um favoritos inteligente. Se assim for, será muito bem vindo.

Estrelas: um novo sistema para favoritar sites está disponível à distância de um único clique. Estando em uma página qualquer, basta um clique em uma estrela localizada na barra de endereço para que a página seja lembrada, sem a exibição de nenhum diálogo de confirmação. Rápido e fácil. Um duplo clique abre uma pequena janela onde é possível digitar mais informações sobre o site e acrescentá-lo em definitivo ao menu dos favoritos. O porém deste recurso é que as páginas estreladas só são listadas nos subitens do "Places", que por sua vez exibem um número limitado de páginas. Se você estrelar páginas demais, vai acabar perdendo as primeiras. É algo bom, mas que deve ser aprimorado.

Reabrir abas fechadas: apesar de estar no menu, o recurso não funcionou.

Troca de teclas do teclado: um bug esquisito que raramente acontece na versão 2 aconteceu umas duas ou três vezes com este beta, que foi a troca da configuração do meu teclado dentro do Firefox. Quando isso acontece, o teclado fica com a configuração de teclado americano, com alguns símbolos ficam em lugares diferentes e sem poder usar os acentos. Para corrigir só mesmo fechando e reabrindo o programa.

Troca de conjunto de caracteres: outro bug esquisito, porém mais comum na versão 2, no qual o Firefox troca o conjunto de caracteres de exibição do texto e passa a mostrar símbolos esquisitos no lugar das letras acentuadas. Para corrigir isso, basta ir no menu View, item Character Encoding, e escolher o subitem Western (ISO-8859-1).

Confirmação de salvamento de senhas: se na versão 2 é exibida uma janela pedindo a confirmação do usuário para que o Firefox memorize a senha digitada em um site, nesta nova versão o Firefox exibe uma pequena barra na parte superior da página, logo abaixo da barra de endereço. Segue o padrão de outros avisos do Firefox, como o de que é preciso instalar um plugin para a visualização de uma página.

***


Depois de uma semana de testes, chegou a hora da desinstalação, que correu sem problemas. No meio do caminho até a eliminação do programa, ele ainda me perguntou se eu queria apagar meus dados pessoais e opções armazenadas. Por via das dúvidas eu não deixei ele apagar nada. Ainda assim, depois de terminada a desinstalação eu dei uma verificada e não havia mais nenhuma pasta do Firefox 3. Ao que parece, ele compartilha algumas opções com o Firefox 2, e se eu tivesse apagado os dados teria sofrido um pouco.

Voltando ao Firefox 2, ele voltou a exibir alguns avisos que costuram aparecer assim que você instala o programa e alguns sites não fizeram o login automaticamente na primeira visita. Mas tudo já voltou ao normal.

Conclusão: senti saudades das minhas extensões, mas valeu a pena. Por ser uma versão beta e por não trabalhar com a maioria das extensões disponíveis, o Firefox 3 ainda não é aconselhável para o uso diário e para os usuários comuns, mas já dá mostras que o que vem por aí é de boa qualidade. Dá pra testar sem grandes sustos e sem medo de falhas que possam comprometer o funcionamento do seu computador.

Nenhum comentário: