Parabéns, o senhor ganhou uma assinatura grátis!

Das dezenas de ligações de gente de telemarketing que já recebi em toda minha vida, uma das que mais me marcaram foi uma que recebi há coisa de uns sete anos ou mais, muito antes do nascimento do gerundismo.

Tudo começou com a jovem me perguntando se eu tinha cartão Visa, Mastercard, Diners, American Express e algum outro que não lembro agora. De cara ela enumerou as bandeiras que devem somar 99% dos cartões existentes, o que me faz achar que seria mais fácil ela perguntar simplesmente se eu tinha cartão de crédito. Enfim, claro que eu tinha um deles e, inocente, respondi apenas que sim, sem nem dizer qual era.

A jovem então, empolgadíssima, me deu os parabéns, pois eu tinha acabado de ganhar de graça e sem custos uma assinatura anual da revista Veja. Simples assim: bastava eu informar meu endereço que na semana seguinte chegaria o primeiro exemplar. Na época eu ainda achava que a Veja era uma boa revista e até gostei da idéia. Mas precavido, queria me certificar que não gastaria nada com aquilo.

- Quer dizer que eu não vou ter que pagar nada?

Aí é que ela mostrou a ponta do rabo para eu pisar:

- Não senhor, do custo da assinatura o senhor está liberado.

Alguma coisa estava errada. Se ela disse que eu estava liberado do custo da assinatura, ficou claro pra mim que havia algum outro gasto que ela ainda não tinha me informado. Perguntei se não havia nenhuma despesa que eu precisasse pagar e ela mandou a jóia:

- Veja bem, senhor, como nós não pudemos entrar em um acordo com os Correios, tivemos que contratar os serviços de uma transportadora e o senhor terá apenas que pagar o frete das revistas.

Aquele "veja bem" soou com terrível ar de "puts, como é que ele vai reagir à notícia?". Perguntei pelo valor do frete e ela finalmente pôs a cereja sobre o bolo e revelou o truque:

- Pelo frete o senhor vai pagar apenas seis parcelas de R$ 30,00 cada uma.

Sabe quanto era uma assinatura anual da Veja naquela época? Cerca de seis parcelas de R$ 30,00. Pois é, na mesma hora eu falei que não estava mais interessado, pois estava muito caro. A moçoila nem mesmo tentou me convencer, simplesmente agradeceu minha atenção e desligou.

Imagina o susto se eu não pergunto nada?!

Nenhum comentário: