Botando o Computador para Dormir

Imagine, querida leitora, que você esteja no seu computador lendo algum artigo interessante na internet e ouvindo uma bela música no seu computador quando, de repente, precisa sair às pressas de casa. Ou então que você esteja digitando algo no seu notebook e precise fechá-lo para poder deixar o lugar onde está.

Não seria bom poder desligar o computador e, quando ligá-lo novamente, poder encontrá-lo exatamente como ele estava antes? E quando digo exatamente, é exatamente mesmo: como se nem mesmo você tivesse desligado a criança.

Pois saiba que isso existe, e se chama hibernação.

Com este recurso você pode inclusive desligar o computador da tomada e levá-lo para outro lugar e ao ser religado ele estará do mesmo jeito: janelas abertas no mesmo lugar, cursor piscando no mesmo lugar e, dependendo do programa, até mesmo a música continua a tocar do ponto onde parou. Como extra, o tempo que o computador leva para ligar costuma diminuir bastante.

Para fazer isso no Windows é simples: quando você clicar em Iniciar-Desligar e aparecer aquela janela com as opções de desligamento ("Em Espera / Desativar / Reiniciar"), mantenha pressionada a tecla shift que o botão Em Espera se transforma em Hibernar. Daí é só clicar nele enquanto ainda aperta shift que o computador vai dormir.

Tem gente que pensa que isso é igual ao stand by, mas não é. Com o stand by, se você desligar o computador da tomada corre até o risco de perder os seus dados. Com o hibernar, a luz pode acabar ou você pode levar o computador para outro país que quando ligá-lo novamente tudo ainda estará como antes.

De lambuja, saiba que é possível configurar o botão de desligar do seu computador para que, quando você aperte-o, o computador hiberne automaticamente, ao invés de desligar normalmente.

Para isso, faça o seguinte: clique em Iniciar - Painel de Controle - Opções de Energia - Avançado. Na janela à qual você chegou há uma opção que diz "Ao pressionar o botão para ligar / desligar o computador:" junto com uma caixa de opções. Basta escolher "hibernar" e clicar em ok.

***


Outros artigos meus sobre informática

Nenhum comentário: