A Música que Elton John fez para a Princesa Diana

Todo mundo conhece a música de Elton John chamada Candle in the Wind 97, que foi sucesso no mundo todo há pouco mais de uma década. Mas poucos conhecem a história por trás dela ou o significado da sua letra.

A primeira coisa que poucos sabem é que existe uma versão anterior dela, do ano de 1973, chamada apenas Candle in the Wind. Esta versão original, lançada no disco Goodbye Yellow Brick Road, é meio que um tributo a Marilyn Monroe. Como vocês verão mais adiante, a letra é um fã dela falando de como gostaria de tê-la conhecido, e lamentando a sua morte.

Apesar de ser uma homenagem póstuma, a versão original não carrega em si nenhuma carga de tristeza ou lamento. A coisa mudou quando em 1997 a princesa Diana morreu, e Bernie Taupin (o autor da letra original) a reescreveu para que Elton pudesse homenagear a amiga. Aí sim a letra e a melodia receberam tons escuros e a música tornou-se uma das mais famosas da história.

Não consigo esquecer quando uma amiga minha veio me pedir o cd emprestado para poder colocá-la para tocar no casamento de uma amiga, quando esta fosse entrar na igreja. De nada adiantaram meus esforços para convencê-la de que não tinha cabimento colocar uma música fúnebre na entrada de um casamento. Lá foi a moça casar ao som de versos tristes.

E aí vem outra coisa que muitos desconhecem: esta nova versão não toca mais nas rádios, muito menos faz parte das coletâneas do Elton John, e tampouco ele a canta em seus shows. Tudo o que se ouve e vende por aí é a versão original. Também, pudera, Elton John e Diana eram grandes amigos e com certeza ninguém gostaria de ficar cantarolando por aí uma música feita para o funeral de um grande amigo.

Para efeito de comparação, seguem aí as traduções livres das duas músicas. Vejam como a versão de 97 é muito mais densa e pesada. Se a original fala de sentimentos fictícios, que talvez pudessem acontecer, a nova fala de acontecimentos reais, que todos nós vimos (e vemos) até hoje, o que dá a ela muito mais força.

***


Candle in the Wind, versão original:
Adeus Norma Jean, mesmo que eu nunca tenha te conhecido. Você conseguia se manter calma quando todos em volta estavam agitados. Eles surgiram do nada e inventaram histórias para você, te deram um trabalho chato e te fizeram até mudar de nome. A solidão foi um dos papéis mais duros pelos quais você passou: Hollywood criou uma estrela e a dor foi o preço que você pagou. E mesmo quando você morreu, ainda assim a imprensa te rodeou, e tudo o que puderam falar foi que "Marilyn foi encontrada nua". E, pra mim, parece que você viveu sua vida como uma vela ao vento, sem saber onde se abrigar quando a chuva caía. Eu gostaria de ter te conhecido, mas eu era apenas um garoto: sua vida acabou muito antes de sua história. Adeus Norma Jean. Um adeus do garoto sentado na vigésima segunda fila, o garoto que vê em você muito mais do que um símbolo sexual, muito mais do que a Marilyn Monroe.

Candle in the Wind 97:
Adeus rosa inglesa. Que você floresça sempre em nossos corações. Você era a alegria que se instalava onde vidas eram perdidas. Você lutou por nosso país e sussurrou aos que sentiam dor. Agora você está nos céus e as estrelas escrevem seu nome. Perdemos um amor, e os dias estão vazios sem seu sorriso. Mas sempre carregaremos esta tocha em nome da filha dourada da nossa nação. E mesmo que tentemos não chorar, a verdade nos leva às lágrimas. Não há palavras que expressem a alegria que você nos deu enquanto vivia. Adeus rosa inglesa, de um país perdido sem seu espírito. Você nem imagina o quanto sentiremos falta da força de sua compaixão. E, para mim, parece que você viveu sua vida como uma vela ao vento, sem enfraquecer quando o sol se punha ou quando a chuva caía. Suas pegadas sempre estarão por aqui, pelos campos verdes da Inglaterra. Sua vida durou muito menos que sua história, que será eterna.

***


Outros artigos meus sobre Elton John:
Coisas do Elton John que tô vendendo
Os Discos de Elton John
Como me tornei fã de Elton John
10 Grandes Momentos ao Vivo de Elton John

***

Compre produtos do Elton John no Submarino


CDs - Submarino.com.br
DVDs - Submarino.com.br

Um comentário:

Regina disse...

Linda musica.Lady Di...merecedora de cada palavra cantada. Linda flor q se foi...mas c ctza deixou um jardim em nossos corações. Como esquecer essa linda flor? 😢