O 3000-ésimo show do Elton John

Há cerca de dois meses, Elton John fez seu show de número 3000. Seu site oficial publicou um artigo sobre isso, escrito por John Higgins. Trago aqui uma tradução livre.


***


Quando subiu ao palco do The Colosseum no Caesars Palace, em Las Vegas, no último 8 de outubro, Elton John alcançou uma marca que outros grandes nomes da música, como Paul McCartney, U2, The Rolling Stones, Bruce Springsteen, Madonna e até mesmo o viajante Grateful Dead nunca alcançaram: fazer sua apresentação pública de número 3000. Entre seus contemporâneos, só Bob Dylan fez mais shows.

A produção de Elton John compilou uma lista de shows que começa em 25 de março de 1970, no Revolution Club em Londres. Cobrindo 41 anos de shows em pequenos clubes, em estádios lotados, em turnês recordistas e em tempos de crise, a conta inclui não apenas os shows exclusivos dele, mas também dezenas de concertos beneficentes e eventos nos quais ele se apresentou (Live Aid, por exemplo). Basicamente, se uma pessoa comum pudesse comprar um ingresso sabendo que iria ver Elton John, o show entrou na conta.

A marca daquele sábado, apelidada de EJ3K, fala por si só de toda a energia e sucesso de um artista em uma indústria que não é bem conhecida por valorizar estes atributos. Enquanto muitos outros que começaram dos anos 70 pra trás já há muito tempo penduraram as chuteiras, Elton John continuou cruzando o planeta com a velocidade de uma bola de pingue pongue em uma mesa no final do campeonato. O motivo? Bem, com certeza não é por conta da comida dos aviões.

"A coisa mais importante para mim é poder tocar minha música ao vivo. É a melhor coisa pra mim, é o que mais me diverte", Elton John disse. E dá pra ver que é verdade. Seus shows levaram sua música e presença de palco para 74 países, alguns dos quais mudaram de nome (e até de organização política) entre suas visitas. Ele esteve também em todos os continentes, exceto a Antártida. No fim dos anos 70 e início dos anos 80, as turnês de Elton John alcançaram o bloco comunista e outras áreas raramente visitadas por artistas ocidentais. Nos últimos anos, ele partiu para visitar algumas pequenas cidades da América do Norte e da Europa, dando aos fãs a oportunidade de vê-lo sem ter que viajar centenas de quilômetros e competir por um lugar com o público das grandes cidades: em julho de 2008 ele alcançou a marca de tocar em todos os estados americanos quando se apresentou em Vermont.

"Do fim do mundo para sua cidade" não é apenas um verso de uma música. É a definição de EJ3K.

E talvez este seja o melhor exemplo de sua dedicação aos milhões de fãs esperando para vê-lo: desde meados dos anos 90, Elton John tem feitos múltiplas turnês. Nenhum outro artista que faça isto vem à mente com facilidade. Uma olhada rápida na coluna "tipo de turnê" no banco de dados mostra turnês simultâneas de solo, em dupla com o percussionista Ray Cooper, com a banda, do Face to Face (com Billy Joel), com Leon Russel (seu colaborador no último disco, The Union) e do espetáculo The Red Piano. E por ter muitas músicas à disposição, seus shows normalmente passam de duas horas. Muitas vezes, têm mais de três.

A marca de 3000 shows, o que dá um show por dia durante oito anos, é ainda mais impressionante se você considerar que Elton John parou de fazer shows três vezes durante sua carreira. Primeiro ele anunciou sua aposentadoria dos shows em novembro de 1977 - e retornou 18 meses depois para fazer mais shows do já tinha feito antes em um período de apenas 11 meses. Em seguida, depois de uma extenuante turnê mundial nos anos 80, teve que fazer uma cirurgia nas cordas vocais, e por isso não fez turnês entre dezembro de 1986 e setembro de 1988 - mas ainda assim se apresentou em alguns concertos beneficentes neste período. Por fim, por motivos de saúde, ficou um ano e meio longe dos palcos no início dos anos 90.

Mas fora estes quatro anos e meio longe dos palcos, Elton John tocou e tocou e tocou. Do Coliseu de Roma ao Colosseum em Las Vegas. Da The Electric Factory na Filadélfia à Cidade do Rock no Rio de Janeiro. Do Roundhouse em Londres ao Madison Square Garden em Nova Iorque. Ele tocou sozinho, com bandas com mais de uma dúzia de músicos e com orquestras e coros. Ele tocou junto com Fotheringay (um grupo inglês de folk rock dos anos 70) e Carlos Santana. Ele teve seus shows abertos por James Blunt, Kiki Dee e Quarterflash. Ele abriu e encerrou o Concert for Diana em 2007. Ele tocou em pianos armário, de cauda e elétricos. Ele tocou em pianos pretos, brancos e vermelhos. Ele nem chegou a tocar piano, e só cantou em shows como o Concerto pela Floresta Amazônica (com Sting, Tom Jobim, Caetano Veloso e Gilberto Gil).

Ele compartilhou o palco com John Lennon, Jim Carrey, Stevie Wonder, Axl Rose, Jon Bon Jovi, Debbie Gibson, Tina Turner, Tom Jones, Lionel Richie, Eric Clapton, Shirley Bassey, George Michael e muitos outros. Ele regravou músicas de outros artistas, como Imagine de John Lennon, Sand and Water de Beth Nielsen Chapman, A Song for You de Leon Russel e The Show Must Go On do Queen. Ele já chegou a tocar à tarde e à noite, no mesmo dia, e já começou shows depois da meia noite. Ele já cantou Your Song no início dos shows em algumas turnês e no final do show em outras. Ele já tocou 13 noites consecutivas no mesmo lugar (no Hammersmith Odeon de Londres em 1982) e fez shows com 48 horas entre eles em cidades que ficam mais 7000 km distantes uma da outra (Londes e Stillwater, em Oklahoma, em 1972). Ele tocou músicas que ainda não tinham sido lançadas, fez turnê quando não tinha disco para promover, e em 2005 tocou o disco Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy inteiro ao comemorar seus 30 anos de lançamento.
Sim, dá pra dizer que ele tocou bastante.

Aqui estão alguns números interessantes do banco de dados:

Total de shows: 3000 (entre 25 de março de 1970 e 08 de outubro de 2011)

Países com mais shows:
Estados Unidos – 1608
Inglaterra – 497
Austrália – 138
Alemanha – 133
Canadá – 102

Cidades com mais shows:
Las Vegas – 272
Londres – 159
Nova Iorque – 145
Los Angeles – 135
Sydney, Australia – 51

Casas com mais shows:
The Colosseum do Caesars Palace, em Las Vegas – 251
Madison Square Garden, em Nova Iorque – 62
Sydney Entertainment Centre, na Austrália – 33
Wembley Arena, em Londres – 30
Hammersmith Odeon, em Londres – 27

Shows por década:
1970s – 616
1980s – 537
1990s – 590
2000s – 1064
2010s – 193 (e contando)

Deve-se chamar atenção para o fato de que Elton John, que está com 64 anos de idade, não dá sinais de que esteja cansando. Na verdade, é o contrário que acontece. Entre os anos 2000 e 2009, ele tocou quase o dobro do que nas décadas anteriores. Seu ritmo continua bem alto: nos últimos dez anos, sua média é de um show a cada três dias e meio. Olhando para frente, como ele sempre faz, Elton John acabou de iniciar sua turnê The Million Dollar Piano (que vai ficar três anos em Las Vegas), vai fazer uma turnê na Austrália no fim do ano e já começou a anunciar shows de verão para 2012 na Inglaterra.

Nesse ritmo, talvez seja hora de começar a fazer planos para comemorar o EJ4K em 2021.


***


Outros artigos sobre o Elton John aqui no Sarcófago:
A música que Elton John fez para a princesa Diana
Crítica do disco The Union
Tradução de entrevista para um site sobre o Elton John
Os Discos de Elton John

2 comentários:

VeraRio disse...

Ótima tradução,Mário.Artigo muito legal sobre a trajetória de Elton através dos anos e das turnês.De minha parte fico feliz de ter estado em duas(!!) destas 3000 apresentações.
Valeu ,Mário!

Mário Marinato disse...

Valeu, Vera! Também fico feliz por ter estado em duas!