Ben Barden

Há um ano atrás, quando eu me filiei ao last.fm, do qual já falei aqui, eu sabia que iria descobrir muita música boa e muitos artistas desconhecidos, mas nada poderia me fazer acreditar no que eu consegui.

Na verdade, não fui eu quem descobriu Ben Barden, foi ele quem me descobriu. Vendo que eu ouvia muito uma das músicas do novo disco de Elton John, ele me mandou uma mensagem perguntando algo sobre ela. Quando fui responder vi que o artista mais ouvido por ele era... ele mesmo!

Curioso, parti para descobrir mais sobre ele assim que respondi sua pergunta. E as descobertas vieram rápido. Ben Barden é um músico australiano inglês que vive na Austrália, bem competente no que faz, e além de tudo é pra lá de generoso: manda seus discos de graça para qualquer um que pedir. E eu tenho os meus aqui para provar.

Quando li isso, que ele mandava os cds, eu não acreditei. Achei que talvez fosse apenas para a Austrália, mas não, ele disse que mandaria sim para o Brasil. Mandei meu endereço e algumas semanas depois os discos chegaram por estas bandas.

Besidewalk Plight e Hidden in the Beyond estão recheados de uma ótima música instrumental, fazendo lembrar muito Jean Michel Jarre (em músicas como Jumpstart e Twisted Vision), Klutz (com temas que parecem ter saído de jogos de vídeo game, como Silversword e Shine Light) e até mesmo música erudita (na excelente Our Memories).

Ben Barden faz o tipo de música que eu chamo de "música de degustação", porque não basta apenas colocá-la para tocar ao fundo. Você tem que parar para prestar atenção a tudo que está acontecendo, e a cada vez que ouve nota alguma coisa diferente.

Se você não quiser se dar ao trabalho de pedir os cds e esperar que eles cheguem à sua caixa de correio, visite o site dele ou sua página no last.fm, pois muitas das músicas estão disponíveis por lá para download gratuito. E enquanto espera o download terminar aproveite para ler algumas de suas poesias.

Nenhum comentário: