Embrião de Monografia

Hoje eu comecei a escrever a monografia que devo entregar à Estácio como trabalho final de curso da minha pós graduação em administração em banco de dados. O texto abaixo é parte do projeto de pesquisa que devo entregar e faz o papel de embrião da monografia. Daqui a no máximo dois meses, estes três parágrafos terão se transformado em trinta páginas. Lá embaixo está o livro que vou utilizar como referencial teórico na minha pesquisa.

O tema central da pesquisa será o funcionamento do sistema Weka, cujo objetivo é, em poucas palavras, oferecer de forma simples várias ferramentas de mineração de dados, disponibilizando uma série de algoritmos desenvolvidos para fazer com que computadores sejam capazes de aprender e descobrir padrões em grandes conjuntos de dados.

A pesquisa será voltada para a análise e exposição das características principais do sistema, buscando pôr luz na sua importância tanto para fins educacionais quanto para indivíduos e empresas que desejam extrair informações de seus bancos de dados que, de outra forma, se tornariam extremamente penosas de se obter.

Atualmente, aumenta cada vez mais o número de empresas proprietárias de bancos de dados cujos tamanhos crescem exponencialmente e, ao lado disso, surge a curiosidade sobre padrões de dados podem estar ocultos em tanta informação. O autor da pesquisa acredita que divulgar e explicar funcionamento de um sistema de mineração de dados pode contribuir tanto para suprir a demanda destas empresas quanto para despertar o interesse de estudantes de tecnologia para uma ferramenta e um assunto cada vez mais procurados e discutidos.



***


Data Mining: Practical Machine Learning Tools and Techniques

Nenhum comentário: