Eu Tenho Medo do Google

Que o Google é um complexo fuderoso e impressionante de sites e aplicativos muito bons ninguém pode negar. A busca é ótima, o Orkut é um sucesso, pelo menos no Brasil, o Gmail é prático e rápido e a lista não pára de crescer. Só que a cada dia que passa uma pulga incomoda um pouco mais o verso da minha orelha: e se o Google parar de se preocupar com a nossa privacidade? Ou, pior, e se ele já está fazendo isso na encolha, cruzando os dados dos seus usuários?

Veja só: no Orkut nós montamos nossos perfis e entramos nas comunidades que mais nos apetecem. Saímos dali e vamos no YouTube assistir vídeos. No Google Reader assinamos os feeds dos sites que mais gostamos. No GMail estão todos os nossos emails. Na parte de buscas o Google armazena todo o nosso histórico de pesquisas. No Google Docs temos nossas planilhas e nossos documentos. Nossos blogs estão no Blogger. As fotos estão no Picasa. Vemos o mundo através do Google Maps.

Para o Google, cruzar estas informações todas não deve ser muito difícil, não apenas entre os aplicativos que você usa, mas também entre as coisas que você faz e o que os outros usuários fazem. O last.fm já faz isso para te dar indicações de músicas e artistas, apenas se baseando no que seus usuários escutam. Se o Google já faz isso para poder exibir anúncios personalizados, não deve ser tão complicado assim aumentar o poder do negócio para começar a prever os seus passos. Dá, sim, uma pontinha de medo do que eles podem querer aprontar.

Mas me diz, como é que vamos viver sem o Google?

Nenhum comentário: