Profissionais Lêem Livros

Vivemos em um mundo tão rápido, em que soluções fast-food nos parecem a única saída sensata quando enfrentamos um problema durante um projeto, que esquecemos uma das obrigações de todo bom analista de sistemas: ler bons livros.

Mas quem quer passar dois meses lendo um volume de 400 páginas, pesado, feito daquela coisa ultrapassada chamada papel, quando uma busca rápida no Google pode resolver o assunto em 5 minutos?

Bastam umas boas palavras-chave, um par de cliques, um control-C-control-V que, voilá, o problema está resolvido antes que o seu chefe perceba que você estava tendo dificuldades e demorando com o serviço.

No máximo, os únicos livros que passam pelas suas mãos são aqueles livrinhos de referência vendidos a 15 reais em qualquer livraria de tecnologia.

Não quero aqui tirar o valor destes livros de consulta ou das buscas no Google. Eles são, sim, uma fonte valiosa de conhecimento que podem ajudar muito naquela hora em que nada mais parece funcionar. Quero, na verdade, mostrar que eles não são a única maneira de adquirir conhecimento. Livros, o bons livros, são uma das melhores companhias que um profissional de tecnologia pode ter.

A escolha de uma bibliografia e sua leitura metódica é um dos caminhos mais seguros para enriquecer a sua caixa de ferramentas como profissional.

Não se preocupe em devorar vários livros rapidamente. O mais importante é absorver conhecimento e não apenas ler por ler. Velocidade aqui é uma das coisas que menos importam. E também não se assuste se, às vezes, você não compreender muito bom o que ler, pois certas coisas exigem experiência.

Há um livro que comprei há quase três anos que até hoje não cheguei à metade, por ser um tanto complexo, mas cada vez que o pego, vejo com outros olhos coisas que já tinha lido e consigo entender o que antes parecia estar escrito em russo.

Lembre-se de algo interessante que já li em alguns livros: se você ler pelo menos um livro técnico por ano, pode se parabenizar porque já está acima da média: a maioria dos que trabalham na área simplesmente não lê um mísero livro por ano.

Pensando um pouco no assunto, acho que ler livros é uma das características que diferenciam os amadores dos profissionais. De que lado você está?


***


Veja outros artigos que já escrevi sobre análise de sistemas e afins


***

Vou publicar em breve uma lista de bons livros de TI, mas por enquanto minhas leitoras já podem passear pelas prateleiras do Submarino.




Nenhum comentário: