Telas de Toque

Monitores que têm a capacidade de responder ao toque dos dedos não são tecnologia nova. Eles já estão espalhados nos terminais de caixa eletrônicos há muitos anos. Só que até recentemente esta tecnologia era muito cara e impraticável para o consumo popular, e só era usada com freqüência nos pequenos e caros palmtops usados por vendedores de grandes empresas e por geeks mais abastados, mas isso é coisa vem mudando rapidamente nos últimos meses.

Vários dispositivos andam aparecendo por aí que estão dispensando os botões físicos na interface para colocar tudo em telas sensíveis ao toque. E já chegaram até ao Fantástico!

Os exemplos mais simples vêm dos telefones celulares e das câmeras digitais. Nos celulares, o iPhone é um nome importante neste jogo, e não faz feio. Já a Sony, por exemplo, já está colocando no mercado câmeras cujo visor LCD trazem recursos ativados pelo toque.

Eu não sei se as câmeras digitais ou outros telefones fazem isso, mas o iPhone traz um avanço assaz interessante neste campo: a tela multitoque. Nas antigas telas de toque, o dedo funciona como clique do mouse e, portanto, não é possível fazer duas coisas ao mesmo tempo na tela, mas isto está mudando e já começam a chegar no mercado produtos e programas preparados para interpretar vários toques ao mesmo tempo, inclusive tendo comandos gestuais pré-programados.

Isso, claro, não se restringe a pequenos equipamentos como os celulares e as câmeras e os programas que rodam neles. A Microsoft, por exemplo, mostrou há um tempo o Surface, equipamento no formato de uma mesa no qual o monitor fica no tampo, onde o usuário pode interagir livremente com o que está na tela. Veja no site alguns vídeos mostrando as capacidades impressionantes dele.

Como eu já disse, não é apenas o hardware que está evoluindo, mas os softwares também. Tempos atrás eu vi no blog do Tiago Frossard, o Nuss... E Agora?, um vídeo espetacular que mostra uma nova versão do jogo Warcraft, no qual o jogador controla os personagens através de uma tela multitoque e - pasmem! - comandos de voz. É simplesmente impressionante.

Eu, que estou pensando em dar uma incrementada no meu computador no ano que vem, já estou pensando na possibilidade de meus próximos monitores serem sensíveis ao toque, se o preço já tiver caído a níveis aceitáveis, ainda mais porque o próximo Windows, que vai ser lançado em breve, já tem suporte para telas multitoque.

O que já não deixa dúvidas é que as telas de toque estão chegando de vez, e pra ficar.

Nenhum comentário: