Reforma de Casa: Todo Pedreiro é Burro

Esta é a lição que mais demorei para aprender em toda a minha jornada na reforma da minha casa: todo pedreiro é burro. Não apenas tapado ou lesado, mas BURRO.

Eu demorei para aprender isso porque agia com eles assim como eu espero que ajam comigo: quando alguém me contrata para realizar um serviço qualquer, eu assumo que a pessoa espera de mim um trabalho disciplinado, consciente, organizado e que vá direto ao ponto.

Eu imagino que a pessoa pense o seguinte de mim: "este é o trabalho do Mário, ele é profissional, e sabe o que está fazendo, portanto não preciso ensinar a ele o seu trabalho. Além disso, não preciso ficar fiscalizando tudo o que ele faz, pois é um cara responsável e não vai fazer merda."

E é exatamente assim que eu pensava dos primeiros pedreiros a quem confiei as obras da minha casa: obras eram o trabalho deles, ele eram profissionais, e sabiam o que estavam fazendo, portanto não precisava ensinar a eles o seu trabalho.

Com isso eu só me fudi. Um trincou a minha caixa d'água e colocou os conduítes de forma que ficaram inutilizados depois de bater a laje. Outro fez cômodos fora de esquadro e contra-pisos ocos que tive que arrancar mais tarde. Um terceiro usou granitos em lugares errados e pediu pedras de tamanho errado. E teve ainda aquele que levantou uma coluna apenas para derrubá-la semanas mais tarde, pois era inútil. Enfim, todos - TODOS - fizeram cagadas históricas.

Tudo porque o idiota aqui pensou que eles eram profissionais competentes e capacitados.

No quinto pedreiro, tomei mais cuidado. Apesar de me parecer mais esperto que os outros, não quis correr o risco. Sempre que podia estar junto dele, fiscalizando os serviços dele, lá estava eu perguntando e dando pitaco em tudo.

Querida leitora, não cometa este erro e confie em seu escritor favorito: acredite, todo pedreiro é burro.

***


Leia toda a série sobre reforma de casa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parece preconceito, mas o fato é que nunca conheci um pedreiro que não fizesse cagada... Como sempre digo, se eles fossem inteligentes, espertos, ou pelo menos tivessem um pouco de bom senso, não seriam pedreiros...

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Todo pedreiro é burro sim ou se faz de burro porque na hora de receber está lá cobrando mas para fazer o serviço correto é um sacrifício. Exemplo na minha casa foi chamado um pedreiro para fazer as colunas do portão. Simples. Acredito que isso é o básico no serviço deles e as colunas ficaram totalmente tortas. Como se o jumento tivesse feito elas de lado. É incrível a incompetência desse povo. Não sei ainda como conseguem trabalho.