Revistas On-Line

Eu adoro ler. Jornal, revista, artigo, blog, livro, twitter, bula de remédio, rótulo de lata de extrato de tomate... qualquer coisa que caia na minha mão é devidamente devorado.

Mas com o tempo eu fui vendo que não é muito divertido você comprar tudo o que quer ler. Não apenas por conta do dinheiro que você gasta, mas também pelo volume ocupado depois pelo que você comprou. E é um volume inútil porque, afinal de contas, você raramente lê alguma coisa mais de uma vez. Geralmente você compra uma revista e depois ela fica lá largada na estante da sala até que alguém resolva guardar num canto do guarda-roupas ou então jogar fora.

E não dá uma tristeza danada jogar papel fora? Minha consciência pesa quando faço isso, mas é o jeito.

Ainda espero pelo dia em que os e-readers como o Kindle se tornem baratos e tão lugar comum quanto os mp3 players que carregamos em nossas bolsas. Mas até lá eu gostaria muito que os jornais e revistas vendessem seu conteúdo na íntegra, pela internet, a preços bem mais acessíveis. Acredito que o número de vendas seria muito grande.

Exemplo: a revista Rolling Stone publicou uma matéria sobre as 100 maiores músicas brasileiras de todos os tempos. Eu fiquei com uma vontade daquelas de ler a matéria, mas desanimei, por ter que pagar por uma coisa que vou ler apenas uma vez e que depois vai ficar ocupando espaço da minha estante (e, mais tarde, da minha lixeira). Já na edição online, é possível ver apenas as dez primeiras músicas da lista. (Update: descobri que depois que a edição posterior foi lançada, já é possível ver a lista completa)

Não seria muito mais interessante se a gente pudesse pagar um preço justo para ler a edição online? Já que a editora não gastaria nada com papel, com transporte, com intermediários, etc e tal, o preço da edição virtual poderia ser uma coisa bem barata, coisa de, sei lá, um real. Aí você teria acesso para ler somente aquela revista, online, quando quisesse.

Outro exemplo: eu adoro ler o Segundo Caderno dO Globo que sai às terças feiras, porque traz matérias sobre música. Mas, puta merda, pagar por um jornal inteiro só pra ler duas páginas é sacanagem. Eu pagaria, de muito bom grado, uns centavos para poder ler as matérias online.

Algumas revistas, como a Época, já oferecem o conteúdo online, mas para quem já é assinante. Isso é uma mistura do mundo atual e do mundo ideal: o leitor tem a facilidade de ler a revista online mas ainda assim é obrigado a ficar com a edição em papel.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pense em colocar seus livros on-line também.

Fiquei curioso em ver o conteúdo, mas puta merda (com você diz rsrs) comprar um livro de um autor desconhecido é um tanto quanto dar tiro para o alto, onde será que vai cair?

Abraços,

Marcio.

Mário Marinato disse...

Meu primeiro livro já foi disponibilizado para download antes de ser publicado em papel, Márcio.

Um dos textos você pode ler aqui: http://osarcofago.blogspot.com/2007/03/desencontros.html

Você pode também procurar algumas crônicas que estão publicadas aqui no Sarcófago para conhecer o meu estilo melhor. Os livros seguem a mesma linha.

(Tomara que você se convença!!)