Cachoeiras de Macacu - Parte I

Como andam querendo saber de onde venho, cá está um pouco da minha cidade.

"O Paraíso das Águas Cristalinas" - este era o "lema" de Cachoeiras, hoje um pouco abandonado. Mas, realmente, nossa cidade continua sendo um paraíso, e com águas cristalinas. Tudo bem que para ver as águas cristalinas você tenha que ir cada vez mais longe, pois a ocupação humana está avançando dia após dia.

É uma pena que os governantes, assim como em todos os outros lugares, estejam interessados só em dinheiro, e não pensem no que realmente importa, pois isto aqui é um lugar ótimo para quem gosta de natureza. Muita Mata Atlântica, rios, plantas, animais e, claro, muitas cachoeiras. Cachoeiras tem tudo, tudo mesmo, para se tornar um dos melhores pontos turísticos do Estado do Rio de Janeiro, pois além dos atributos naturais que Deus lhe deu, ainda fica perto da capital, distante apenas cerca de duas horas.

Cachoeiras já foi notícia em jornais e revistas umas poucas vezes. Na década de oitenta, houve uma etapa do campeonato brasileiro de asa-delta. Até o Pepê voou aqui! Em 2002, na Volta Internacional de Ciclismo, uma etapa terminou aqui. Um dos nossos já jogou no América do Rio. Fomos notícia no New York Times, quando um prefeito deixou de pagar sete meses de salários. Partes de séries e novelas da Globo já foram gravadas aqui: Irmãos Coragem, A Casa das Sete Mulheres, A Muralha, e outros. E temos uma das melhores bananas-passa do estado.

Em relação às pessoas, é uma terra em que todo mundo conhece todo mundo, pelo menos de vista. Quase todos sabem da vida de quase todos. Volta e meia eu me assusto, porque como sou muito desligado, não conheço muita gente, e volta e meia alguém tropeça comigo na rua e manda um "oi, Mário, como é que cê tá?" Eu fico com cara de tacho, sem saber com quem estou falando.

Se eu gosto de morar aqui? Claro! Apesar de não termos algumas coisas, como teatro, cinema e bons shows com freqüência, há a vantagem de viver em uma cidade tranqüila, sem os problemas de uma cidade grande. Quase não há poluição, nossa vida não é um corre-corre frenético e não temos tanta violência assim (nós podemos voltar pra casa relativamente tranqüilos às quatro da manhã!). Muita gente me diz que eu teria uma vida melhor se fosse trabalhar no Rio de Janeiro, mas Deus me livre. Estou muito bem aqui, não quero ir ser assaltado e morrer na capital.

E, finalmente, quem mora em Cachoeiras de Macacu é cachoeirense. Não tratamos nossa cidade como "Macacu" e sim como "Cachoeiras". Chamar isto aqui pelo segundo nome é tão estranho quanto chamar o Rio de Janeiro apenas de "Janeiro".

Bom, é só por enquanto. Mandem mais perguntas, pois tenho que arranjar assunto para a segunda parte.

Nenhum comentário: