Jornalecos

Como eu já tinha dito semana passada, domingo é dia de besteiras que os jornais da minha cidade publicam. Esta semana saíram dois, e como durante a leitura do primeiro já encontrei erros suficientes, nem li o segundo. Vamos lá.

- 9 erros de concordância no uso de plurais e gêneros, como: "os ratos faz mal" e "todo aquelas pessoas".
- 3 erros de falta ou excesso de acentos, como "esta/está".
- 6 erros no uso de "mas/mais".
- 9 erros no uso de "há (verbo haver) / a (artigo) / à-às (conjunção)", como: "mordeu às minhas pernas" e "tudo a de melhorar".
- 2 usos de termos de salas de bate-papo: "néh" e "ka".
- Casos variados de incompetência datilográfica e gramatical, como "fografa" no lugar de "fotografa", "Papanicolaou" no lugar de "Papanicolau" e "tratasse" no lugar de "trata-se" (este repetido 4 vezes).

Cópia de texto antigo como se fosse inédito: "(...) a estimativa para o ano de 2001 é de (...)". Como se estima algo para um ano que já passou?

Tudo isso além de textos mal escritos, como: "Outro morador da rua João Cardoso, há 40 anos critica o governo (...)". Este texto nos leva a entender que o morador já está lutando contra algum problema durante quase meio século, mas na verdade, ele mora na rua há 40 anos e reclama há menos tempo. Outro exemplo de como não sabem escrever direito é misturar o texto do repórter com o texto do entrevistado, como em "Samuel (...) disse que todos sabem da qualidade da carne (...) e só há 10 dias eu soube do projeto.".

Claro que tem MUITO mais. Só não coloco aqui porque eu teria que copiar o jornal inteiro.

Ah, sim! O jornal tem só oito páginas, e cada página tem apenas a metade de uma página de jornal grande.

Nenhum comentário: