Mas as mudanças não aconteceram apenas com os funcionários. Ao mesmo tempo em que mudava o seu relacionamento com o pessoal de dentro da empresa, Ricardo iniciou uma série infindável de mudanças no relacionamento da empresa com os clientes, promovendo profundas mudanças na identidade da empresa, lançando mão da abertura de um leque de produtos e serviços.
O primeiro passo foi se desvincular da indústria naval. Ampliando suas fábricas, a SEMCO passou a produzir também equipamentos para indústrias farmacêuticas, químicas, de mineração e de refrigeração.
Mas não ficou por aí. O mais importante movimento tomado por Ricardo no jogo do capitalismo foi direcionar a SEMCO para a prestação de serviços, e não apenas serviços ligados ao que produzia, mas também a qualquer outro serviço para o qual houvesse demanda e Ricardo julgasse ser interessante.
Menos de dez anos depois de assumir, a SEMCO já tinha se tornado uma grande empresa, com um amplo horizonte de crescimento à sua frente.
O LIVRO
Depois de toda essa revolução, Ricardo decidiu contar a sua história. No final dos anos oitenta, já tendo iniciado com sucesso a revolução na SEMCO, Ricardo escreveu o livro Virando a Própria Mesa, no qual ele relata todo o processo de mudança que realizou na empresa de seu pai.
Virando a Própria Mesa tornou-se um sucesso de vendas quase instantâneo, vendeu milhares de exemplares e pousou na lista dos mais vendidos durante mais de quatro anos. Algum tempo depois foi traduzido para o inglês e lançado nos Estados Unidos, sob o nome Maverick, onde suas vendas também alcançaram números respeitáveis.
Hoje, já foi traduzido para mais de 20 idiomas, sendo leitura recomendada em cursos de empreendedorismo e administração em todo o mundo.
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