Ricardo Semler - Do Rock à Fortune - Parte VI

O ESCRITOR

Virando a Própria Mesa foi apenas o primeiro de muitos livros. De lá pra cá, Ricardo já escreveu vários outros, inclusive alguns lançados inicialmente nos Estados Unidos, para apenas meses depois ser traduzido e lançado no Brasil. O título de um dos seus últimos livros reflete de forma clara a sua orientação quanto ao desapego aos horários fixos de trabalho: The Seven-Day Weekend.

Com o sucesso de Virando a Própria Mesa, Ricardo passou a ser requisitado para escrever em várias publicações, e não apenas sobre administração. No início da década de noventa, com a popularidade em níveis altíssimos, escreveu artigos sobre administração e negócios para as revistas Exame e Veja, sobre comida na Playboy e sobre rock, sexo e viagens na finda Interview.

Isso no Brasil, porque nos Estados Unidos ele também não ficava parado. Já escreveu vários artigos para a Harvard Business Review, a maior revista americana sobre administração, sendo que um deles, Managing Without Managers, de 1994, é um dos 4 mais vendidos da história da revista.



A VOZ ATIVA

Dado o seu sucesso como escritor e administrador, é fácil descobrir o próximo passo na carreira de Ricardo. Todos queriam ouvi-lo, saber sua opinião e acompanhar as suas idéias. Começou então a dar palestras no Brasil e no exterior, chegando a cobrar a incrível cifra de US$ 50.000,00 por apresentação.

Além disso já participou de vários seminários nos Estados Unidos ao lado de grandes personalidades e gurus da administração, como, por exemplo, Bill Clinton, Peter Drucker. Em 2001, a convite da revista Fortune, foi o único sul-americano presente entre os 150 participantes do encontro Brainstorm 2001, uma superconferência onde discutiram os caminhos a serem seguidos pelas empresas que desejassem ter sucesso em suas empreitadas pelos próximos anos.

O sucesso nos Estados Unidos foi tão grande que os americanos criaram o termo Semlerismo, que denomina tudo o que está ligado ao pensamento de Ricardo Semler.

Nenhum comentário: