Ricardo Semler - Do Rock à Fortune - Parte IV

EMPREENDER

A partir deste momento, com sucesso e fama no currículo, Ricardo não parou mais, e passou a agir em várias frentes: a SEMCO do século XXI é uma gigante do mundo empresarial e não pára de crescer. Virando a Própria Mesa foi só o primeiro de muitos livros. Todos querem saber a opinião de Ricardo, e ele se tornou o queridinho dos gurus da administração mundial. E, como se não bastasse, passou a lutar em busca de um Brasil melhor.



A SEMCO DO SÉCULO XXI

Hoje, a SEMCO é, na verdade, um conglomerado de empresas menores. Veja bem, 'menores', não 'pequenas'. Cada negócio novo identificado e aprovado por Ricardo e seus camaradas transforma-se numa nova empresa sob a bandeira da SEMCO, sendo que a maioria dos novos empreendimentos é da área de prestação de serviços, que hoje responde por mais de 80% do faturamento do grupo. E ainda existem pessoas que duvidam que terceirização é a cara do futuro.

Entre vários, aqui estão alguns dos braços da SEMCO:

Semco RGIS: empresa que presta serviços na área de contagem de estoque de grandes lojas varejistas, feita em parceria com a americana RGIS. Tem na sua carteira de clientes nomes como Pão de Açúcar e Americanas.

Cushman & Wakefield Semler: empresa que presta serviços de administração de edifícios e condomínios corporativos.

ERM Brasil: prestadora de consultoria em meio ambiente, segurança do trabalho e higiene industrial. Parceria com a americana Environmental Resources Management Group.

SEMCO Manutenção Volante: seguindo o modelo dos Super Joes americanos, presta serviços de reparos e manutenção hidráulica, civil, elétrica e de ar-condicionado. Neste modelo, os funcionários, chamados de Super Zés, ficam espalhados pela cidade, apenas aguardando por um chamado.

SEMCO LifeMaster: prestação de serviços de manutenção de sites, torres e redes de telecomunicações.

Algumas dessas empresas nasceram a partir da SEMCO Ventures, que é uma espécie de incubadora dentro da própria empresa.


Pelo que já foi exposto, fica fácil notar que Ricardo não constrói toda a sua experiência aqui no Brasil. Muitas de suas empresas nascem a partir da associação com empresas já firmadas e com grande experiência em suas áreas de atuação. A SEMCO as traz para o Brasil, faz as adaptações necessárias à nossa realidade e começa a trabalhar.

Alguém pode perguntar, então, de onde Ricardo tira todas estas idéias. A resposta é simples, e serve de exemplo a todos aqueles que têm vontade de criar uma empresa: busca. Ricardo não descansa, ele está sempre se atualizando, viajando, conhecendo outras culturas, outras empresas, outras pessoas, lendo, numa busca incessante por novos nichos de mercado, novas oportunidades de crescimento. Ricardo é um dos melhores exemplos de que quem não se comunica, quem não põe a cara no mundo, não cresce.

Nenhum comentário: