Ricardo Semler - Do Rock à Fortune - Parte I

Começo a publicar hoje uma série de posts com o trabalho que apresentei para as aulas de Estudo Dirigido de Empreendedorismo com a professora Bené na Estácio de Sá. No final disponibilizo um arquivo PDF com tudo.


Ricardo Semler - Do Rock à Fortune

Como um moleque fã de rock dos anos 70 se transformou em um dos jovens milionários brasileiros


PRÓLOGO

Antes de começarmos a ver a história de Ricardo Semler, é preciso retroceder alguns anos.

Ainda jovem, Antônio Curt Semler imigra da Suíça para o Brasil, onde acreditava que conseguiria melhores condições de vida. Chegando aqui, ele criou a empresa SEMCO, cuja atividade era produzir equipamentos e peças usados pela indústria naval brasileira.

Assim como toda empresa comum da época, a SEMCO era extremamente hierarquizada, na qual os funcionários seguiam a máxima do "manda quem pode, obedece quem tem juízo". Eles não tinham voz ativa na empresa e tampouco muita liberdade, mas tinham horários rígidos de trabalho e o direito de serem revistados ao sair da empresa.

Como a área naval brasileira dos anos setenta não estava muito bem das pernas, a SEMCO, consequentemente, seguiu o mesmo caminho, iniciando uma fase repleta de dificuldades financeiras. Foi neste momento que Antônio Semler decidiu que era hora de passar o bastão para frente.


O COMEÇO

É neste ponto que entra em cena Ricardo Semler. Em 1980 ele chegou à maioridade e obteve de seu pai carta branca para gerir a empresa. Dizia Antônio Semler que queria que seu filho pudesse aprender na prática os segredos da administração e, além disso, que Ricardo tivesse as chances de quebrar a cara enquanto estivesse por perto para ajudá-lo em qualquer situação problemática.

De início, Ricardo não se interessou muito pela idéia. Assim como qualquer garoto de 18 anos daquela época, preferia ouvir rock e jazz a ficar trancado o dia inteiro em uma sala. Porém, com o tempo, tomou gosto pela coisa.

Vale lembrar que nesta época a SEMCO estava passando por um momento delicado em suas finanças. Ricardo partiu então em busca de ajuda. Abriu contas em vários bancos, negociou suas dívidas e em menos de seis anos já tinha sanado todos os problemas.

Foi a partir daí Ricardo iniciou a infindável série de mudanças que tornaram a SEMCO a gigante que ela é hoje. Uma de suas primeiras providências foi diversificar a linha de produção da empresa, que, como já dito, trabalhava apenas na fabricação de equipamentos para a indústria naval.

Nenhum comentário: