O que é RSS? O que são feeds? O que é assinar um site?

Quem navega muito na internet e, em especial, acompanha sites de notícias e blogs, sabe que é uma canseira ir visitando cada um dos sites para ver se há alguma novidade. E durante as visitas as sensações de "nossa, quanta coisa eu perdi por não vir antes" e "nossa, vim à toa, pois não tem nada de novo" são freqüentes.

Não seria bom se houvesse um lugar único, onde pudéssemos ver todas as novidades, sem precisar ir de site em site, blog em blog? Pois saiba, querida leitora, que isso existe, e é mais fácil do que você imagina.

A mágica chama-se RSS. Ou feeds. Ou feeds RSS. Whatever.

Não importa o nome, nem o que a sigla significa, o que vale pra gente é que com isso podemos assinar o conteúdo de sites. E assinar um site funciona exatamente como assinar uma revista: ao invés de se deslocar para ir até a banca e comprar a nova edição, você consegue fazer com que a revista seja entregue na sua casa quando sair.

Para começar a brincadeira, é preciso que a leitora baixe algum programa que faça o serviço de ler os feeds dos sites, chamado de agregador ou leitor, que é quase igual aos programas de ler email, tipo o Thunderbird ou o Outlook. Um dos mais utilizados é o Feedreader.

Ou então a leitora pode fazer como eu e, ao invés de baixar e instalar um programa no computador, usar um site que faça a agregação dos feeds. Usar um site ao invés de um programa permite que você possa acessá-los de qualquer computador: de casa, do trabalho, da lan-house ou do celular, o que é bem mais conveninente.

O site que uso para agregar os feeds RSS é o Google Reader. Usá-lo é bem simples e basta ter uma conta no Google para habilitá-lo e começar a usar. Se minha querida leitora tem Orkut já está com meio caminho andado.

Instalado o programa ou cadastro feito no site, a partir daí é só assinar os seus sites favoritos que todas as novidades vão aparecer no leitor. Geralmente, se um site permite ser assinado ele vai anunciar isso em algum lugar, mas se você não conseguir encontrar o link, procure por este ícone em algum lugar do site, ou então perto do endereço do site na janela do navegador. Ele é o símbolo universal do RSS e é geralmente o link através do qual o site pode ser assinado.

Eu já tenho 69 sites assinados, que vão desde flogs até sites que falam de música, passando por outros que falam de administração, humor, tecnologia, além de, é claro, muitos e muitos blogs. É, definitivamente, uma mão na roda: imagina se eu visitasse todos os dias todos os sites que assino?

A leitora que decidir descobrir esta ferramenta já fique sabendo: o Sarcófago e o flog do Sarcófago podem ser assinados.

***


Outros artigos meus sobre informática

Nenhum comentário: