Exemplos Escassos

Depois de anos e anos estudando programação, análise e modelagem de dados, cheguei a uma triste conclusão: gente de informática não tem criatividade. Por que diabos os exemplos são sempre aluno/curso, venda/produto, funcionário/dependente? Não existem outros exemplos?

Por que não dar exemplos de gravadora/artistas, ações/investidores, receitas/ingredientes? Por que não imaginar que vamos fazer um sistema para help desk, ou para uma empresa de manutenção de lavadoras, um jogo simples, ou até mesmo para um puteiro?!

Mas não, os exemplos têm que ser sempre os mesmos. É sempre a mesma coisa de venda com itens de venda, empregados que gerenciam empregados. Até parece que os únicos programas que se fazem no mundo são pontos de venda e folhas de pagamento. Acredito que isso acaba engessando a criatividade e o raciocínio do pessoal que trabalha com o desenvolvimento de aplicativos.

Não creio que seja necessário chegar ao extremo de dar aulas dando exemplo sobre buracos e vaginas, mas bem que os professores e autores poderiam ser mais criativos.

***


Veja outros artigos aqui no Sarcófago sobre análise de sistemas.

2 comentários:

TiagoFrossard disse...

Concordo contigo, Mário. Até mesmo dentro dos exemplos que eu passo no Nuss eu tento variar. Até pq, prá explicar algo, c deve sempre usar um exemplo que ela conheça previamente.... como c fez com a "mulher emputecida". Lembra disso?

Mário Marinato disse...

Claro que lembro do exemplo da mulher emputecida. É um exemplos dos quais mais me orgulho de ter feito.

E tu, lembra desse link que citei no texto? Acho que foi dica sua, muito tempo atrás.