Regras de Digitação

Com a proliferação dos computadores nos escritórios e a consequente obsolescência das máquinas de escrever, os velhos cursos de datilografia foram para o saco. Com isso, muita gente está escrevendo a torto e a direito, seja em emails, seja em blogs, seja em documentos oficiais no trabalho, sem ter a mínima noção de que existem regras que regem o trabalho de escrever um texto.

Não estou falando de ortografia ou gramática, mas sim de datilografia. Sim, datilografia, por que digitar é apenas uma versão modernosa deste trabalho secular. Faço aqui uma compilação de algumas regras que aprendi quando fiz este curso no Senac aqui da minha cidade, há mais de doze anos.

Pelo que leio por aí, várias destas regras são ignoradas pela maioria das pessoas. Espero que isso te ajude a escrever melhor, querida leitora:

1 - Não se dá espaço antes de pontuação. Todos os pontos possíveis ficam junto à última palavra escrita. Exemplo de texto errado:

Eu comi arroz , feijão , batata frita e bife .


2 - Depois de vírgula e ponto-e-vírgula, um espaço. Depois dos demais pontos, dois espaços. Esta é uma regra às vezes difícil de se seguir porque em textos na internet dá um trabalho extra para se colocar dois espaços seguidos, mas em documentos é fácil de se fazer. Exemplo de texto errado:

Isto é o que eu comi:arroz,feijão ,batata frita e bife! E você?


3 - O parêntese de abertura é incorporado à palavra que vem em seguida, como se fizesse parte dela. Logo, ele tem um espaço antes e nenhum depois. Já o parêntese de fechamento é incorporado à palavra quem vem antes dele. Logo, não tem espaço antes. Exemplos de textos errados:

O Mário( autor do blog Vovó Viu a Rede )já publicou um livro.
O Mário ( autor do blog Vovó Viu a Rede ) já publicou um livro.


Tá, eu sei que é bobagem e que ninguém hoje em dia se preocupa mais com isso, mas eu queria compartilhar. De qualquer maneira, se a leitora se interessou pelo assunto e quer digitar melhor, lá Mercado Livre estão vendendo o melhor programa-curso de digitação que já conheci, o da HJ. Melhor que este só mesmo o curso que fiz no Senac.

5 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe, mas no seu texto não há um só caso em que você tenha usado mais de um espaço após o PONTO.

Como então enunciar esta superada regra de datilografia se nem você segue?

Mário Marinato disse...

Ah-rá! Eu não falo que minhas leitoras são espertas?!

Os textos no Sarcófago (e quase todos os outros de outros sites) não têm dois espaços depois dos pontos porque na internet vários espaços seguidos costumam ser ignorados pelos programas de navegação, aparecendo como um só.

Mas você pode ter certeza de que nos meus textos em Word há sempre dois espaços. É natural pra mim batê-los.

Mário Marinato disse...

Obs.: tanto que o Blogger só deixou um espaço depois do ponto de exclamação do primeiro parágrafo do meu comentário acima. No terceiro parágrafo também. E neste comentário aqui também.

Idelmir disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Idelmir disse...

HaHaHa..... Escrevi tudo certinho, mas na publicação saiu tudinho....errado!!!
Não fui eu que escrevi assim.
Escrevam o texto com pontuação adequada, e o mesmo conforme a publicação na internet, que verão a diferença.
Como eu acostumei a escrever conforme aprendi. São de costume essas observações. Só que na publicação sempre sai diferente....

Desculpem....

Idelmir