A Carta

Oi Mário, há quanto tempo, não? Puxa, se tudo correu bem, você estará lendo esta carta quando estiver com 23 anos, numa terça chuvosa de setembro. Aqui quem te escreve é uma pessoa que você conhece um pouco, mas que com o tempo irá se tornar seu melhor amigo: você mesmo. Só que com 60 anos. Tudo bem, eu sei que parece estranho, mas você já não escreveu cartas para o seu "eu" futuro? Então: agora conseguimos dar um jeito de escrever para o seu "eu"... passado!

Pra evitar que você sofra por antecipação, não vou falar das coisas ruins que aconteceram nestes 37 anos que nos separam. Vou só falar um pouco das coisas boas, que te farão ter esperança no futuro. Se bem que isso eu sei que você tem, pois vivi sua vida. Já conheço todos os seus passos e sei que você nunca agiu de forma pessimista.

Como você bem está planejando, eu me casei logo depois de completar 30 anos, e hoje temos uma filha, a Sarah, que já está com 27 anos. Nossa menina já completou a faculdade e hoje está estudando lá na Inglaterra, fazendo um curso de extensão sobre direito ambiental. Nós não moramos mais em Cachoeiras de Macacu, apesar de nossa antiga casa ainda estar lá. Em 2030 nos mudamos para Parati, onde moramos desde então.

O mundo vai bem. Graças a uma série de medidas drásticas e um tanto radicais, que geraram discussão no mundo todo, a violência caiu em todo o planeta. Há cerca de 15 anos não há uma guerra sequer no planeta. São realmente tempos de paz. O Rio de Janeiro, cidade você tem medo de visitar, se tornou realmente uma cidade maravilhosa, e continua sendo o principal cartão postal do Brasil no exterior.

Você está vivendo no primeiro ano de governo do Lula, não? Pois é, apesar de todo o mal que pensavam dele, ele iniciou uma série de mudanças que tiveram continuidade nos governos seguintes e que tornaram o Brasil um país de primeiro mundo, com uma economia superior a de outros grandes países da sua atualidade.

Ah, sim, eu já consigo tocar piano muito bem - nós temos um piano de cauda! Em 2004 Elton John passou pelo Brasil em sua turnê mundial, e eu fui em dois shows, ambos no Rio de Janeiro. Mas já tive oportunidade de ver outros shows dele, inclusive em 2010, quando fui percorrer o Caminho de Santiago lá na Espanha. Foi uma viagem incrível, que me tomou dois meses. Foi, sem dúvida, a maior aventura de minha vida. E tenho vontade de fazer novamente o percurso, mas desta vez de carro.

Não vou tentar te explicar como são algumas coisas de minha época porque de 2010 pra cá o homem aperfeiçoou muitas coisas e inventou outras que para você são apenas assunto de filmes de ficção científica. Mas posso adiantar que você vai se apaixonar pelos nossos aparelhos de som.

Bem, vou terminando esta mensagem por aqui, porque já está na hora de ir para o trabalho.

Grande abraço,

Mário

P.S.: Em março de 2007, você vai deixar cair a chave do carro dentro do vaso de flores na mesa da sala. Lembra disso antes de quebrar a vidro da janela, tá?

Nenhum comentário: