Rock

Na minha infância, lá no final década de 80 e início dos anos 90, muitos dos meus dias eram marcados por puro rock'n'roll, fruto da convivência com dois primos meus, que na época tinham seus 20 e poucos anos. Sentado perto deles, ouvi muito Iron Maiden, AC/DC e Black Sabbath. Hoje, mesmo não conhecendo muitas das músicas, tenho as ditas gravadas para sempre no subconsciente.

Na minha adolescência esta convivência diminuiu muito, fato que, aliado com a compra do meu primeiro rádio, serviu para me distanciar do rock e me abrir as portas de outros sons. Sempre tive uma queda pelo rock, mas nada que me fizesse sentir arrepios. Nesta época eu bebia do rock em leves doses de Queen, Men at Work, Dire Straits e Elton John.

Foi assim que deixei passar batidas ondas como Nirvana, Pearl Jam e Red Hot Chilli Peppers. Foi assim que deixei de conhecer nomes das antigas como Rolling Stones, Rush e Led Zeppelin. E foi assim que fiquei alheio à explosão de nomes recentes como Nightwish, Weezer e Dream Theater.

Felizmente, de uns poucos anos pra cá (acho até que eu deveria falar em meses), meus ouvidos têm se aberto cada vez mais para o gênero. Talvez seja fruto dos estudos de música, talvez seja fruto do meu amadurecimento, não sei, mas o fato é: o rock começa, enfim, a invadir a minha vida.

Ainda não consigo me animar tanto com uma guitarra pesada como quando ouço um solo de piano ou de violino, mas estou a me cuidar para sarar deste mal: pesquisando e conhecendo.

Atualmente meus favoritos incluem Muse e Arctic Monkeys, mas sei que tenho é estrada pela frente: estão na fila muitas das antigas bandas (Metallica, Ramones e The Clash) e também várias das mais recentes (Linking Park, Snow Patrol, Foo Fighters e The Arcade Fire).

E antes que alguém reclame, ainda sobra espaço para o rock nacional, é claro. Barão Vermelho, Moptop, Angra e Sepultura estão na lista. Aliás, uma das melhores bandas nacionais que conheço é da minha terra, Cachoeiras de Macacu: Vyrus Survivor, um heavy metal muito bom.

E você, querida leitora, tem alguma indicação de banda?

(PS#1: Todos os links levam para o Submarino - compre lá e eu ganho uma comissão)
(PS#2: Agradecimentos ao Thiago Verde, que com sua convivência tem me ensinado muito sobre o rock)
(PS#3: Este post é feito inspirado por hoje ser o Dia Internacional do Rock)

Um comentário:

Tiago Frossard disse...

Pois então.... Tirando o Linkin"G" Park, gostei muito de ver o gosto pelo Rock. Dê uma escutada em Incubbus, Creed, Pearl Jam, U2, Coldplay... Tem coisa absurdamente bem feita aí.

Ah, sim, Wet Sand é "mto mravilhosa mesmo", mas tem Joe, tem Under the Bridge, Otherside, Californication, Hey, Charlie, Hump de Bumb, Me and my Friends, Shallow be Thy Game, Eskimo, Fortune Faded, Aeroplane, Warlocks, Road Trippin' e mais umas 150 q compõem minha lista Red Hot Chili Pepperiana.