Jornalecos

Hoje foi um dia bem produtivo. Os dois jornalecos da minha cidade caíram nas minhas mãos. Junta-se a isto a minha vontade extra para lê-los, e temos então, pela primeira vez, uma contagem dupla. Vamos primeiro ao jornaleco pequeno. Entre pérolas como "os comentários já tomou conta da cidade" e "anciã" no lugar de "ânsia", esta foi a quantidade de erros dele:

15 erros variados de escrita
09 erros de falta/excesso de acentos
08 erros de concordância
09 outros erros variados

Temos então um total de 41 erros distribuídos em oito páginas, o que dá uma média de 5,1 erros por página.

Quanto ao jornaleco grande, tivemos a repetição de pérolas como "relachamento" e a quebra de um recorde negativo.

20 erros de há/à/às/a
18 erros variados de escrita
08 erros de falta/excesso de acentos
05 erros de concordância

Com um total de 51 erros e 10 páginas, temos uma média de 5,1 erros por página. Como podemos ver, um empate! Vale lembrar que eu não conto erros como vírgulas mal colocadas e textos mal escritos, o que ocorre com freqüência em ambos. Só para ilustrar a coisa, reproduzo um trecho de um dos textos do jornaleco pequeno: "Mais dessa vez os moradores certamente iram refletir e mostrar a força que tem nas urnas, finalizou Paô.".

Tenho reparado que os textos do jornaleco grande estão ficando um pouco melhores (ou seria "menos ruins"?). Acho que é por causa do time de colunistas que está escrevendo para ele. Mesmo assim, sua média continua alta porque os anúncios estão recheados de monstruosidades.

Por fim, hoje passei a seguir os conselhos de várias pessoas e estou enviando um email para os dois jornalecos. Nestes emails, conto a eles o que faço e reproduzo o texto do Sarcófago. As respostas, se vierem, com certeza mostrarei aqui.

Nenhum comentário: