50 Semanas de Rock: Beatles

Uma das semanas mais aguardadas de toda esta saga foi a semana dos Beatles. Sim, eu já conhecia alguma coisa deles mas gostaria de saber um pouco mais sobre esta que é considerada como uma das maiores bandas de rock da história.

Ouvi três discos deles: Abbey Road, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e o álbum branco e deles dá pra tirar algumas conclusões.

Primeiro, eles realmente merecem a fama que têm. Não vou dizer que sejam a melhor banda da história, mas é inegável que eram incríveis no que fizeram. Não é à toa que ainda sejam tão ovacionados e tenho sido ainda mais na sua época. Se hoje em dia músicas parecidas com as suas são lugar-comum, na época elas eram o que havia de mais inovador e por isso mesmo faziam muito sucesso.

Incríveis são as seqüências interligadas de músicas. Não tive como confirmar isso, mas parece que os lados dos vinis soavam todos como uma única faixa, interminável. Se hoje o Dream Theater faz um disco assim, os Beatles já faziam isso há quatro décadas. Algumas músicas, inclusive, eu só vim descobrir agora que eram duas, ao invés de uma só. Isso sem contar os arranjos vocais geniais.

Segundo, é verdade o que ouvi alguém dizer certa vez: é impressionante o que eles conseguiam fazer com os recursos da época: a quantidade de som que eles faziam com apenas poucos canais.

Terceiro, algumas de suas músicas são melhores em versões covers, vide a versão de Come Together feita por Michael Jackson e Lucy in the Sky with Diamonds de Elton John.

Quarto, tamanha fama e sucesso os levaram a tentar inventar demais, gravaram coisas ruins e puseram no mercado. Ob-la-di, Ob-la-da, por exemplo, é uma bobagem sem tamanho. É o tipo de coisa que aconteceu com Roberto Carlos, quando este gravou a horrível Brucutu. Isso os deixa, às vezes, bem chatinhos de se ouvir.

Uma dúvida para algum Beatlemaníaco confirmar, pois não tive tempo de pesquisar: ao que me parece, os quatro rapazes se revezavam nos vocais. Tou certo?

Depois de uma semana, as minhas favoritas são: Come Together, Because (rapaz, que arranjo vocal lindo), a dupla Golden Slumbers / Carry That Weight, When I'm Sixty Four, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, Back in the USSR e While My Guitar Gently Weeps.

Por fim, com certeza ouvirei mais coisas deles no futuro, mas de uma coisa continuo tendo certeza: ainda prefiro Jesus Cristo.

***


Veja a lista das bandas que fazem parte das 50 Semanas de Rock
Compre produtos dos Beatles no Submarino
Compre produtos dos Beatles no Mercado Livre

Nenhum comentário: