50 Semanas de Rock - Janis Joplin

"A Rainha do Rock", disseram uns. "A Melhor de Todas", disseram outros. Claro, lá fui eu ouvir Janis Joplin para tentar entender os motivos para tanto oba-oba em volta do nome da mulher.

Com base nas dicas que peguei numa comunidade Orkutiana, baixei dois discos: Cheap Thrills e Pearls, sendo o primeiro deles gravado ao vivo com alguns bônus de estúdio; e o segundo gravado em estúdio com alguns bônus ao vivo.

Uma coisa que não se pode negar é que a banda que acompanhava Janis era de arrebentar. Os solos de guitarra em músicas como Cry Baby, Buried Alive in the Blues, Oh Sweet Mary, Ball and Chain e Flower in the Studio são pra lá de bons, simplesmente fodas. Isso sem contar alguns blues que ela canta que vêm recheados de riffs de piano, como em Cry Baby. Esta última música, aliás, me fez lembrar, bem de leve, Como 2 e 2, de Caetano Veloso.

Mas não dá pra falar a mesma coisa da Janis. Tudo bem que ela tinha toda aquela atitude rebelde que tanto fazia sucesso, principalmente para uma mulher, mas que o jeito dela cantar não me agradou, ah, mas não agradou mesmo. O problema é que, ao invés de cantar, ela meio que grita quase que o tempo todo.

Uma das suas músicas que mais ouvi falar foi Mercedes Benz, e, pra falar a verdade, não é lá essas coisas. É até interessante, porque a Janis leva a música praticamente sozinha, e tem uma levada country que tem cara de roda de acampamento em volta de fogueira. Me perdoem os fãs, mas sabe o que ela me lembrou, quando grita "everybody"? Timon cantando It's a Small World sozinho em The Lion King 3, em uma das cenas no cinema. (Depois dessa vão me chamar de herege).

Das músicas que gostei, destaco a versão deformada de Summertime, completamente diferente da original, e também Piece of My Heart, Turtle Blues e Oh Sweet Mary. Todas, coincidentemente, do Cheap Thrills.

Janis Joplin é legal sim, desde que você não preste muita atenção na voz dela. Vale a pena, com certeza.

***


Se você gosta do que escrevo e quer presentear este escritor que vos fala (e que fará aniversário neste 21 de maio), compre alguma coisa no Mercado Livre ou no Submarino entrando pelos links aqui do Sarcófago que eu ganho uma comissão.

Veja a lista de bandas que fazem parte das 50 semanas de rock

Nenhum comentário: