50 Semanas de Rock - Jerry Lee Lewis

Por ser um dos avós do rock and roll, eu imaginei que iria conhecer um monte de músicas de Jerry Lee Lewis, mas me enganei. Antes da semana passada, a única música dele que eu conhecia é a mais-que-conhecida Great Balls of Fire. Felizmente, o que eu descobri é excelente.

Eu baixei dois discos dele, sendo o primeiro o ao vivo Live at Star Club, Hamburg. Este é seu terceiro disco e pelo que li é considerado um dos melhores discos de rock da história. Bem, talvez eu discorde disso porque já ouvi outros melhores, mas é inegável que o disco é muito bom.

De cara, o que me impressionou foi o piano desenfreado e frenético que ele toca. Puta merda, o cara é bom demais, quase tão bom quanto Elton John. Praticamente todas as músicas têm solos fuderosos, mas eu posso destacar os de Matchbox, Mean Woman Blues, Money e as clássicas Hound Dog e Great Balls of Fire. Simplesmente genial.

O único porém deste disco é a qualidade do áudio, mas isso há de ser perdoado, afinal de constas é uma gravação ao vivo de 1964, quando as condições técnicas não eram lá essas coisas.

O outro disco que baixei é o Last Man Standing, álbum de duetos lançado em 2006. Neste disco, Jerry se juntou a grandes nomes da música, como Jimmy Page, B.B. King, Rod Stewart, Eric Clapton e Little Richard. Achei este disco um pouco irregular, embora Jerry continue tocando como nunca.

Os destaques deste disco ficam por conta de Rock and Roll (com Jimmy Page), Pink Cadillac (com Bruce Springsteen), Trouble in My Mind (com Eric Clapton), I Saw Her Standing There (com Little Richards) e uma versão alucinante de Honky Tonky Woman, dos Stones, com Kid Rock.

Uma das coisas que ajudam este disco a ser um pouco fraco são os sinais da idade de Jerry, que no alto dos seus 72 anos já não está com uma voz tão firme assim.

Jerry Lee Lewis foi, sem dúvida, uma das melhores semanas até aqui. Eu gostei bastante de ouvi-lo e suas músicas vão continuar fazendo sucesso aqui em casa durante um bom tempo. Se você tiver oportunidade, não perca.

***


Gosta do que escrevo e quer retribuir? Entre no Submarino ou no Mercado Livre aqui pelo Sarcófago e compre alguma coisa que eu ganho uma comissão. A casa agradece.

Veja a lista de bandas que fazem parte das 50 semanas de rock

Nenhum comentário: