Reforma de Casa: Anote Tudo

Esta é uma daquelas lições que a gente vive lembrando de colocar em ação mas vive esquecendo, porque talvez seja um tanto quanto enfadonha. Mas, sem sombra de dúvida, é uma das melhores coisas a se fazer: anotar tudo o que você pensa em fazer na sua casa. Não estou falando aqui de anotar os gastos, o que também é importante, mas falo de algo diferente: anotar todas as decisões que você tomar.

Se você vai encomendar os granitos para colocar nas soleiras das janelas e portas, e também para os rodapés, anote detalhadamente cada medida, cada posição e cada material utilizado. Quando a entrega chegar, você vai ter uma maneira melhor de conferir o material que chegou, principalmente se for muita coisa, e vai evitar o problema de colocar pedras parecidas nos lugares errados.

Eu passei por isso aqui em casa, quando o pedreiro colocou a soleira de uma porta em outra. As pedras eram ligeiramente diferentes: uma tinha 83 de largura e a outra tinha 82. Ele colocou a pedra de 83 na porta de 82, o que ficou ok, pois só sobrou um pouquinho para cada lado. Mas na hora de colocar a pedra de 82 na porta de 83 a coisa ficou feia e a soleira ficaria com uma falha. Fui obrigado a comprar outra pedra.

Outro exemplo de necessidade: anote as cores. Se você pensou em colocar um azulejo bege e um vaso creme no banheiro, anote isso. Eu dei esse mole e acabei comprando um vaso e uma cuba brancos ao invés de creme. Não ficou feio, mas a patroa deu um pulo quando viu.

Mais exemplo: na parte elétrica, é muito importante anotar onde você pensou em colocar as tomadas da casa. Não é apenas uma questão de saber onde puxar conduítes, mas também para poder lembrar que em um canto você vai colocar uma tomada de três pinos para o computador e que em outro você vai precisar de quatro tomadas porque vai ligar a TV, o vídeo, o rádio e o telefone todos um perto do outro.

Pensa que acabou? Lá vai outro: é importante anotar coisas que você talvez tenha que voltar a usar no futuro, como misturas de rejuntes para formar uma determinada cor.

Ainda mais importante é anotar aquelas idéias interessantes que você tem: "hmm... seria bom deixar um conduíte passando por aí e saindo lá naquela parede para poder puxar um cabo da caixa de som para o banheiro". Se você não anotar, é arriscado só lembrar delas depois que é tarde demais.

Tudo isso pode parecer muito óbvio, mas acreditem mim: nunca, jamais, confiem apenas em sua memória.

***


Veja outros artigos da série Reforma de Casa

Nenhum comentário: