50 Semanas de Rock - Kiss

Pra começo de conversa, o Kiss é uma banda muito mais descontraída do que eu imaginava. A idéia que eu tinha deles é que estavam mais para um AC/DC ou Iron Maiden, quando na verdade estão mais para um Queen ou Aerosmith. Não que eu esteja comparando a qualidade das bandas, mas sim a postura e o estilo de rock que eles fazem. O Kiss tem baladas lentinhas, sô!

Baixei quatro discos deles: Destroyer, Creatures of the Night, Greatest Kiss e Unplugged MTV, e gostei muito do que ouvi.

Destroyer começa muito bem com Detroit Rock City e segue bombando com King of the Night Time World e God of Thunder, todas bons exemplos de rock de qualidade. Tem também uma que eu tenho a impressão de já ter ouvido antes: Shout it Out Loud. Três músicas deste disco falam da relação entre um músico e suas esposas/namoradas/famílias, só não sei se falavam deles mesmos: Flaming Youth ("meus pais acham que tô doido e odeiam o que faço"), Beth ("Eu tô ouvindo você chamar, mas não posso ir agora, eu e os meus amigos estamos ensaiando") e Do You Love Me ("você curte os shows, os estúdios e o dinheiro, mas, será que você me ama?"). Deste disco, Beth é, de longe, a que eu mais curti. Ela parece uma música da primeira fase do Elton John misturada com uma típica canção de Rod Stewart. Boa mesmo.

Creatures of the Night é bem mais rock que o primeiro. E tem apenas uma música mais devagar, I Still Love You, que tem uma pegada blues fodona. O resto é tudo rockão pra bater cabeça. Rock and Roll Hell e Danger são imperdíveis. E não posso deixar de comentar o fuderoso solo de guitarra em War Machine.

Greatest Kiss, por ser uma coletânea, é, por definição, um ótimo disco. Traz algumas das boas do primeiro disco (Beth e Detroit Rock City, por exemplo) e duas que eu já conhecia, coisa que aconteceu poucas vezes nestas 50 semanas: Rock and Roll All Nite e I Was Made For Loving You. Esta segunda, na verdade, eu só conhecia um pedaço do refrão, que foi usado no Elephant Love Medley do filme Moulin Rouge. Shout it Out Loud aparece aqui numa versão ao vivo frenética.

Já o Unplugged MTV, por sua vez, não inova muito. Ele traz algumas músicas dos outros discos (novamente Beth e também I Still Love You, Rock and Roll All Nite e Do You Love Me), é um disco muito bom porque Kiss é uma banda muito boa, mas não é um disco espetacular. O melhor momento do disco é na música I Still Love You, com uma paradinha de enlouquecer. Neste disco, recheado de baladas como Every Time I Look at You e A World Without Heroes, eles chegaram bem perto ser apenas uma banda pop.

Enfim, Kiss é uma banda que adorei conhecer, tornando-se uma das melhores de toda a viagem, que nesta semana que começa está chegando à sua metade. Com certeza vou querer ouvir mais coisas deles com o tempo. Recomendo sem pestanejar.

***


Gosta do que escrevo? Compre produtos do Kiss no Submarino ou no Mercado Livre entrando aqui pelo Sarcófago que eu ganho uma comissão.

Veja a lista das bandas que fazem parte das 50 Semanas.

Nenhum comentário: