Pérolas dos Meus Amiguinhos de Classe na Estácio de Niterói

No meu último semestre na faculdade, tive que estudar uma matéria no campus da Estácio de Sá de Niterói por falta de turma lá em Nova Friburgo. Lá, tive a alegria de reencontrar um grande amigo que tinha começado a faculdade comigo e depois mudado de cidade, o Rone. Quando no primeiro dia de aula ele me falou que o pessoal de Niterói não sabia muita coisa, eu fiquei pasmo, mas hoje tive a comprovação. Calma que eu conto.

Estava na sala de Tópicos Especiais II, lendo um livro de empreendedorismo para a aula de Bené, esperando o professor chegar (o corno que, a propósito, NÃO chegou), quando entra o meu coleguinha. E ele puxa assunto. Conversa vai, conversa vem, o assunto descambou para projeto final. Ele dizendo que estava começando mas estava com dúvidas de como fazer. Quando eu falei em C++ ele ficou assustado.

- Puts, isso aí é difícil.

Daí ele comentou que viu o projeto de um cara e mandou a primeira pérola.

- Pô, meu, o projeto do cara ficou show! Ele fez UML em Java!

[silêncio constrangedor]

- Ah, tá.

Tentei continuar com o livro mas ele persistia. Falou muito mal-faladamente de como seria o projeto dele e pediu sugestões.

[ironia]
Coitadinho, estava cheio de dúvidas.
[/ironia]

Quando falei que ele poderia fazer uma intranet, ele perguntou com aquele ar de "puts, o cara aí manda bem, deixa eu tirar minhas dúvidas":

- Ah, me explica isso de intranet... isso é um sistema separado que você faz ou é um negócio que você usa direto no internet explorer?

Aí eu comecei me controlar mais para não perder a paciência. Um cara que está quase formando em Sistemas de Informação e fala "negócio" e "internet explorer" ao invés de "sistema" e "navegador" não merece muito respeito. Se ele pelo menos falasse Firefox, mas não! E o pior é que ele é da Estácio, ou seja, é gente assim que leva o valor do meu diploma lá pro buraco. (Mas, empregadores, não se enganem! Eu estudei no campus que obteve a terceira melhor nota do estado no Enade de 2005, tá?).

Mas bem, voltando a falar do meu coleguinha de classe, eu caridosamente expliquei que intranet é um site, só que protegido, e tals... e que, portanto, você usa no navegador. Ele fez cara de quem não sabe o que é um navegador.

Quando ele perguntou que linguagens poderia usar, eu falei que ele poderia partir para as mais comuns, como PHP, Java e Asp, ou tentar algo mais novo, como Ajax. Como eu já deveria esperar, ele nunca tinha ouvido falar em Ajax, e, logo em seguida, mandou A Grande Pérola (assim mesmo, com maiúsculas):

- Se eu usar ASP vai ser bom porque vou poder usar SQL.

[silêncio constrangedor]

Dei graças a Deus quando um conhecido dele entrou na sala. Caí de cara no livro.

***


Este texto, com algumas leves diferenças, foi publicado originalmente no antigo Sarcófago em 26/08/2006. Eu o trouxe pra cá por tê-lo apagado no velho blog. Ele é um belo exemplo da diferença entre amadores e profissionais. Recentemente descobri que SQL, pra ele, significava o programa SQL Server, e não a linguagem em si, confusão que muito profiçional faz. Mas ainda hoje, dois anos depois, eu ainda me pergunto o que ele quis dizer com fazer UML em Java.

Nenhum comentário: