50 Semanas de Rock - Led Zeppelin

Para marcar a metade das 50 semanas de rock - sim, esta é a vigésima quinta - nada melhor do que a banda que é considerada por muitos como a melhor de todos os tempos. Eu queria baixar mais cds deles, mas só consegui três: o primeiro, chamado Led Zeppelin I, o quarto, chamado Led Zeppelin IV, e Physical Grafitti, duplo.

O primeiro deles já traz logo na segunda faixa uma das poucas músicas que eu já conhecia do Led: a fodáxima Babe I'm Gonna Leave You, simplesmente a segunda melhor que ouvi deles. A maior parte das faixas tem uma puxada blues bem forte, como Dazed and Confused e I Can't Quit You Baby. Isso sem contar os deliciosos solos de guitarra, como os de Communication Breakdown e Good Times Bad Times. Sem dúvida, um ótimo disco.

Já o disco IV é bem mais rock. Começando com a faixa de abertura, que é puro rock até no nome: Rock and Roll. Mas ele não é só pauleira, tem a balada Going to California, e também The Battle of Evermore, que me lembrou muito os Beatles. When the Levee Breaks começa bem pra cacete, com um riff na bateria maneiríssimo, acompanhado logo em seguida com um solo de gaita matador, só é pena que não mude muito durante seus longos sete minutos. Por sua vez, Black Dog e Four Stick são bons rockões. Por fim, enfim, está a fabulosa e eterna Stairway to Heaven, da qual simplesmente não há muito o que falar: simplesmente perfeita. Ainda vou tirar o início desta música no teclado.

E o disco Physical Graffiti é meio esquisito e não achei ele tão fodão assim. Claro, tem Kashmir, que conheço de algum filme que não lembro qual é, e que tem um riff muito legal, mas as músicas me soaram muito parecidas e muito repetitivas.

Terminei a semana um pouco frustrado, pois esperava muito mais do Led Zeppelin. Dada toda a fama dos caras, achei que iria terminar esta etapa empolgadíssimo com a banda, mas fiquei com a sensação de que peguei os discos errados para ouvir. Led é bom sim, mas, sei lá, um disco errado no início pode afastar algum possível novo fã. Vou ouvir mais coisas deles mais tarde, mas sem pressa, com certeza.

***


Veja a lista de bandas que fazem parte das 50 semanas.

Nenhum comentário: