50 Semanas de Rock - Little Richard

Little Richard rendeu uma das semanas mais divertidas até aqui e ao mesmo tempo foi um pouco frustrante. Primeiro explico o motivo da frustração: eu baixei quatro discos dele, totalizando 60 músicas. Mas qual foi a minha surpresa quando vi que na verdade haviam apenas 29 faixas diferentes, menos da metade!

Fui fazer a conta e descobri que sete músicas apareciam em dois discos, seis apareciam em três deles, e quatro músicas estavam nos quatro discos! Aí você junta com isso o fato que as músicas dele têm em média dois minutos, e o resultado é que em uma hora eu já tinha ouvido tudo o que tinha conseguido dele. Como eu ouço as bandas das 50 semanas durante a viagem para o serviço, bastou um dia para que eu ouvisse tudo duas vezes, e aí começou a ficar chato.

Mas de frustrante foi só isso, porque eu esperava ouvir mais coisas. Só que isso não impediu de a audição ser divertida, porque Little Richard é o responsável por uma batelada de clássicos que animam qualquer festa e que com certeza vou guardar aqui no meu computador para ouvir de vez em quando. Várias destas músicas eu já tinha ouvido no cd chamado Jive Bunny and the Mastermixes, com mixagens de músicas antigas - anos 50 e 60 - fazendo um pot pourri genial. E outras várias são aquelas que todo mundo conhece, até os surdos.

Praticamente todas essas são músicas meteóricas, curtas, que começam já pauleira e seguem frenéticas até seu final, volta e meia apoteótico. Das famosíssimas posso citar Tutti Frutti, Good Golly Miss Golly, Keep A-Knocking e Lucille (esta gravada até mesmo por Raul Seixas). Talvez você não conheça estas aí pelo nome, mas com certeza se ouvir o início delas já saberá quais são. Claro que ele não se resume a estas. Há muitas outras muito legais, como Rip it Up, Ready Teddy, Heeby Jeebies, Jennie Jennie e She's Got It.

Uma coisa interessante sobre ele é que ele fazia rock sem guitarra. A maioria das músicas tem a base de piano, bateria e metais. O som rasgado da guitarra era muito bem substituído pela voz de Richard. Algumas poucas que têm a participação de uma guitarra são Goodnight Irene e Whole Lotta Shaking Going On, e também sua versão de Hound Dog, clássica do Elvis.

Enfim, é muito bom, muito divertido. Não é o rock que temos hoje em dia, e é um tipo de música que não se faz mais, mas ainda agita bastante. Todo mundo deveria conhecer.

***


Veja as outras bandas que fazem parte das 50 semanas.

Nenhum comentário: