Jornalecos

Nóssinhora! Esta semana tivemos um recorde es-pe-ta-cu-lar! Tive a oportunidade de ler os dois jornalecos, e sem mais delongas vamos ver as contagens da semana. O jornaleco grande se saiu assim:

14 erros de há/a/à/às
12 erros de escrita
06 erros de concordância
03 erros de acentuação

Dá um total de 35 erros, que dividindo entre as 9 páginas, resulta numa média de 3,9 erros por página. É uma grande queda em relação aos últimos tempos. Novamente vale o elogio a alguns de seus colunistas, que escrevem muito bem. Mas os erros nos anúncios permanecem. "Relachamento" ainda está lá estampado.

Já o jornaleco pequeno, esse sim, superou tudo o que eu imaginava possível. Bateu de longe o número de erros de acentuação: a quantidade de palavras sem acento foi estonteante. O que parece é que eles confiam demais no corretor do Word. A maioria das palavras que estavam sem acento realmente existem, mas não eram para ser usadas naquele lugar. São erros tipo "esta/está", "anuncio/anúncio" e "distancia/distância". Bem, vejam a contagem:

34 erros de acentuação
16 erros de escrita
08 erros de concordância
05 erros de há/a/à/às

São números impressionantes: 63 erros em apenas 8 páginas, numa média de 7,8 erros por página. Um humilhante e vergonhoso recorde negativo. Ficou por conta do jornaleco pequeno a pérola da semana. A frase foi esta: "É lamentável que dá onde deveriam dar o exemplo, simplesmente ignoram". "Dá onde" foi horrível.

Sobre a mensagem que enviei a eles há duas semanas, até agora não obtive resposta. Hoje estou enviando de novo o post do Sarcófago para ambos. E insistirei até obter um retorno.

Nenhum comentário: