Se a sua faculdade não impor qual deve ser o projeto desenvolvido e você não tem idéia do que fazer, procure uma empresa de alguém conhecido seu, explique o que é o projeto final, diga que está pensando em fazer um software para empresas como a dele e peça ajuda, peça o know-how dele.
Por fim, diga que SE o programa entregue no final do projeto estiver pronto para ser utilizado, você dá a ele o programa de graça. Mas nunca, nunca mesmo, diga que vai entregar um programa perfeito. Nunca se comprometa com a entrega de um sistema completo e funcional.
Eu fiz isso e tenho dores de cabeça de vez em quando.
Outra dica, não importa o quanto seu orientador tente inventar moda, sempre lembre do seguinte: menos é mais, ou como dizem os americanos, KISS, ou seja, Keep it Simple, Stupid. Em português, "deixe a coisa simples, idiota". Não tente fazer um programa que sirva até cafezinho. Faça pouco mas faça bem feito. Siga padrões de projeto, faça um banco de dados bem estruturado, construa um código organizado, e foque isso na sua apresentação.
Se alguém seguir as dicas, conte pra gente a experiência.
Veja outros artigos que já escrevi sobre análise de sistemas e afins
Gosta do que eu escrevo e quer retribuir? Vá ao Submarino entrando aqui pelo Sarcófago e compre alguma coisa que eu ganho uma comissão. A casa agradece.
13 comentários:
Fala Mário. Eu vou pegar carona no teu artigo e deixá um link prum artigo meu que tem tudo à ver com ele.
http://nusseagora.blog.br/design-inchado-voce-esta-fazendo-seu-primeiro-jogo-nao-seu-ultimo/
Nele eu conto nossos problemas em Projeto Final, com essa mania de querer inchar demais o design do sistema. Bom, pelo menos aprendemos.
Ah, falando nisso, adivinha só que artigo eu acabei de achar na 1a página do Rec6???
Não tem problema fazer propaganda, não Frossard! É de graça. :o)
Além do que, o seu artigo complementa muito bem o que eu falei no meu.
Por fim, eu vi que este artigo tinha ido pra capa do rec6! Tamo bem, né?
Blz Mario? Rapaz... vasculhando aqui na net para tentar achar um tema pro meu projeto final, vi teu blog cara.... Show a matéria que você colocou. Acho que nós, profissionais de informática, principalmente iniciantes da carreira buscamos muito isso, inovação, queremos ser únicos e que nosso projeto seja o melhor de todos, tenha destaque, essas coisas todas. Enfim cara, achei interessante a matéria e importante pra todos nós que estamos começando a batalhar pelo nosso tão suado projetinho!! Aproveitando o espaço e imitando nosso parceiro do post anterior vou colocar o endereço do meu blog tbm para quem quiser acompanhar minha jornada ae vlew... abraços cara
segue o endereço: www.projetosucesso.blogspot.com vlew
Rhobertho, o que arrebenta com muita gente ao fazer o projeto final é começarem pensando que vão fazer um sistema perfeito e maravilhoso que várias empresas vão querer comprá-lo e que eles vão, uh-rú!, tornar-se milionários dentro de cinco meses e meio.
Puro engano. O mais importante é mostrar que você consegue botar em código as coisas que aprendeu durante todo o curso.
Vou dar uma olhada no seu blog pra ver como anda o seu projeto.
Por fim, valeu pelos elogios.
Grande abraço
Oi Mário!Tudo bem?Meu nome é Tatiane e preciso fazer um projeto.Mas o que está ocorrendo é que eu ainda estou no terceiro período e não sei programar muito bem.O que c me aconselharia a fazer?
Tatiana, pode deixar que logo logo vai pintar um artigo no Sarcófago falando sobre este assunto.
Teje atenta!
Aqui está a resposta à Taty: http://osarcofago.blogspot.com/2008/07/que-caminho-tomar-na-faculdade-de.html
Olá Mário. Eu sou aluna de Ciência da Computação do 8º semestre, acompanhava o vovó viu a rede que alías me ajudou bastante...agora descobri o Sarcófago com este post .
Eu tenho que escolher o tema de meu projeto final de curso, estou pensando na área de engenharia de software mas não tenho idéia da temática. Você teria alguma sugestâo?
Sinthia, eu entendi bem? Você chegou a meus dois blogs por caminhos diferentes? Se for, que coisa!
Sobre sugestões, é um pouco complicado, mas será que um sistema de gerenciamento de tarefas a serem feitas em um sistema, como o Trac ou o Bugzilla, seria uma boa?
Fica a sugestão.
Mário, Na verdade a tempos já tinha conhecimento do link (Sarcófago) no vovó viu a rede... mas não imaginava que abordasse também no Sarcófago temas da àrea de informática.
Ah! obrigada pela sugestão!
Sinthia, que bom que gostou da sugestão. Depois me conta como foi o seu projeto!
Mário, por coincidência meu orientador havia me sugerido um tema semelhante.Ainda não temos um tema definitivo, mas certamente será: "Análise de ferramentas de gerenciamento de projetos".
Mário,por coincidência meu orientador havia me sugerido um tema semelhante.Ainda não definimos o tema definitivo, mas certamente será:"Ánalise de ferramentas de gerência de projetos".
Postar um comentário