Mitos da Faculdade de Análise de Sistemas: Matemática

Quando falo que me formei em análise de sistemas, a primeira coisa que a maioria das pessoas pergunta é: "ih, muita matemática, né?". Não. Nada mais longe da verdade do que dizer que meu curso é pra quem gosta de matemática, quando esta foi uma das coisas que menos aprendemos.

Dos oito semestres do curso, apenas nos dois primeiros há cadeiras de matemática, e não pense que é nenhuma matemática cabeluda daquelas de fazer Einstein coçar a cabeça, não! Nada disso! Foi basicamente matemática de ensino médio: matrizes, derivadas, limites e coisas do gênero. E, além disso, quase nada que estudamos nestes dois semestres foi aproveitado para o resto do curso ou sequer aproveitarei para o restante da minha vida profissional (a não ser que eu faça programas de cálculos matemáticos, mas aí é outra história).

Claro que fizemos cálculos sim, mas apenas como apoio às outras matérias. Por exemplo, nas aulas de programação, fazíamos muitas contas de áreas e transformações numéricas, mas nada com o intuito de ensinar matemática, mas sim de ensinar os meandros das linguagens de programação. Tivemos também que nos preocupar com planos cartesianos, mas para as aulas de computação gráfica, onde tínhamos que marcar pontos no espaço para desenhar formas complexas e complicadas como triângulos, cubos, quadrados e esferas.

Houve também uma cadeira de estatística, onde fizemos algumas contas, aprendemos sobre médias, modas, coisa e tal, mas, novamente, nada muito cabeludo, e tudo matéria que muita gente estuda no ensino médio. Ah, sim, tivemos uma cadeira de matemática financeira, mas lá estudamos sobre ações, mercado financeiro, coisa e tal. Tudo passando longe daquilo que as pessoas pensam que aprendemos por lá.

Tenho a impressão que aquelas duas cadeiras estão na grade do curso apenas a pretexto de aguçar o raciocínio e preparar nossas mentes débeis para os desafios lógicos que iríamos encontrar pela frente. Mas algo me diz que elas estão lá também para poder cobrar mais duas matérias da gente. Puro embuste.

Para os desavisados, quem estuda muita matemática assim, se não me engano, corrijam-me se estiver errado, é o pessoal que faz engenharia da computação, coisa bem diferente de uma faculdade de análise de sistemas.

***


Veja outros artigos que já escrevi sobre análise de sistemas e afins

***


Gosta do que eu escrevo e quer retribuir? Vá ao Submarino entrando aqui pelo Sarcófago e compre alguma coisa que eu ganho uma comissão. A casa agradece.

30 comentários:

Anônimo disse...

Ae Mário, c esqueceu de Pesquisa Operacional e Lógica Matemática. E se vc tá contando matemática como base, também pode botá Inteligência Artificial e Conexionismo na lista.

Mário Marinato disse...

Realmente, Frossard, houveram estas também, mas eram mais voltadas para fazer contas simples do que matemática pesada, que é o que o pessoal sempre acha que rola na faculdade.

Foi por isso que eu nem citei estas matérias no texto.

Felipe Hummel disse...

Bem, na minha faculdade de Ciência da Computação. Temos Cálculo 1, 2, EDO (meio que Cálculo 3) e Cálculo Numérico. Além de Algébra Linear 1 e 2. Mais Proabilidade e estátistica.

Desconsiderando matemática discreta que não é bem matemática como o senso comum conhece.

Ou seja, tive matérias de matemática até o 4o período (de 8). Então teve um pouquinho de matemática sim. E foi mt chato hehehe

Abraço!

Mário Marinato disse...

Olá, Felipe.

Como falei no artigo e o Tiago Frossard complementou, também tive um pouco de matemática espalhada por todo o curso, mas não foi o exagero que as pessoas pensam que é.

Valeu pelo comentário.

Unknown disse...

Adorei.
Estou no 2°ano tec. info e estava pensando em fazer analise de sistemas, só estava com o pé atrás, afinal matemática não é muito o meu forte.
Estou mais aliviada e mais motivada a seguir a carreira de analise de sistemas.
Vlw.

Mário Marinato disse...

Sra. Fuxico,

Pode ficar tranqüila que análise de sistemas é muito menos matemática do que se pensa. O Felipe deixou um comentário dizendo que teve matemática até o quarto período, mas isso foi porque ele fez Ciência da Computação, e este curso relmente pega mais pesado.

Acompanhe o Sarcófago que ainda vou publicar outros artigos que desfazem alguns mitos que o pessoal tem sobre a faculdade de análise. Acho que você vai gostar.

E se realmente for fazer o curso, pode contar com um alô quando precisar, ok?

Abraço.

Anônimo disse...

Olá Mário,
Seu artigo foi encorajador, já tenho uma certa noção de lógica que utilizo no Excel e VB, quero estudar algo dentro desse universo,mas tenho aversão à Matemática, alías não consigo memorizar as maneiras de armar alguns cálculos, equações, etc... Pelo que disse, então não deve ser nenhum bicho de sete cabeças, e poderei driblar o problema.

Alexsandro.

Mário Marinato disse...

Anônimo, que bom que o artigo valeu para te dar uma força. Eu também comecei com VB e hoje estou bastante satisfeito com a profissão que escolhi.

Cai dentro que não há nenhum bicho de sete cabeças à frente.

Manu Gangster disse...

Oi Marinato, bom, eu tenho 22 anos, me chamo Manuela, e inicio a faculdade em Analise de Sistemas no final de fevereiro, e estava muito preocupada de fato com as materias que iriam cair, tipo matemática, é muito complicada,..mas depois de ler seus comentários eu fiquei mais tranquila..valeu mesmo, e eu espero pode sempre estar lendo os coments ai..!!! É necessario falar inglês fluente? abraço

Manu Gangster disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Que alívio...:D
Estou seriamente preocupado em que curso fazer, e adoro informática, principalmente programação, fico viajando no DOS...
Muito obrigado pela dica, queria fazer analise mas estava sériamente preocupado, pois não sou muito chegado em matemática...
vlwwwwwwwww

Mário Marinato disse...

Manu e Raphael,

Que bom que meu artigo sanou algumas dúvidas. Qualquer coisa estamos aí.

E, Manu, você até consegue se virar sem o inglês, mas para ir longe ele é essencial, porque o material de estudo e a documentação são muito mais abundantes na língua da rainha.

Anônimo disse...

Bastante esclarecedor sua matéria, tirou muitas dúvidas que eu tinha. Também me preocupava com a matemática.Moro em são Gonçalo e pretendo fazer na Estácio, gostaria que você me tirasse algumas dúvidas já que você também estudou lá.Como valor de mensalidade, material didático.etc....

Mário Marinato disse...

Que bom que gostou, anônima. Me manda um email pra eu te passar os detalhes que você quer saber.

Abraços.

Thiago Vieira disse...

Muitas pessoas confundem Ciências da Computação com Análise de sistemas e sistemas de informação. Bem quem cursa CC vai ter matemática pura , mas quem faz anaálise de sistemas vai usar lógica ( qua não deixa de ser matemática). Quem vai cursar área ligada a TI vai possuir um leque. Eu tenho interesse em areas de pesquisas cientificas ( tenho facilidades em Física e matemática), mas se vc não tiver NAO desista do curso, pois depende da caminhada de cada um. Conheço pssoas que e fizeram TI e estão em areas ligadas a fotografia e as artes, outros como programadores e trabalhando com segurança de informação. NAO desista dessa área tão legal que é TI. Agora se pensar em Fazer CC , é obrigado a ser bom em matemática e física, pra nao se perder durante o curso

Jéssica De Lima disse...

Queria saber se as matérias relacionadas a Algoritmos são complicadas, e se envolve ou tem algo relacionado a Matemática?
e queria saber mais sobre a matéria Engenharia de Software?

Murillo disse...

Cara pelo amor de deus, tenho 17 anos quero trabalhar com TI mas sou pessimo para matemática ainda mais resolver problemas achou que nao me daria bem com analista de sistema, antigamente queria redes de computação mas pelo que vi é uma profissao muito mal como posso dizer, uma profissao pratica que nao em parece valorizada com isso gostaria de estuda analista de sistema e focar na area de SEGURANÇA. voce sabe alguns programa ou algo qual quer coisa pra mim começar estudar : Linguagem e Técnicas de Programação /Lógica de Programação e Algoritmos focados em analista de sistemas

Mário Marinato disse...

Jéssica,

Algoritmo é o passo a passo para resolver um problema, não necessariamente matemático. Mas, claro, pode acontecer de você ter que resolver algum problema matemático em um exercício de algoritmo. Só que com certeza não vai ser algo do tipo equações de segundo e terceiro grau. São coisas mais simples.

Sobre engenharia de software, esta eu não estudei.


Murillo,

Como você tá querendo partir pro lado da segurança, acho que um curso de redes pra começar seria muito bom.

Unknown disse...

vc disse que sobre os semestres de matematica "quase nada que estudamos nestes dois semestres foi aproveitado para o resto do curso ou sequer aproveitarei para o restante da minha vida profissional (a não ser que eu faça programas de cálculos matemáticos" então se eu não for bom em matemática poderei fazer essa facul?

Mário Marinato disse...

Leonardo,
Pode cair de cabeça no curso com tranquilidade.
Não é preciso ser fera pra passar pela matemática dele, não.
Abraço,

Unknown disse...

Obrigado mário marinato!!!

Unknown disse...

Agora estou ansioso pra fazer o meu curso. Valeu pelas informações

Só Palavras? disse...

Jessica,
Vou começar sustando, a matematica e super, hiper mega importante para a carreira do analista de sistema, assim como e importante o conhecimento e o domínio em áreas como, física, química, biologia, contábil, linguística, direito e todas mais que voce posa imaginar...porém para formação acadêmica o conhecimento do colegial e mais do que necessário...vejamos se o analista for convidado para desenvolver um jogo ambientado na segunda guerra, ele necessitará de conhecimento histórico...imagine se o programa for para controle de RH de uma empresa o conhecimento juridico e contabil deve ser alto. Agora tente imaginar o conhecimento exigido se os programas forem para um software de auxílio médico, controle de espaço aéreo...imagine um analista de sistema aprovado em concurso de um banco qualquer, quando estiver trabalhando for solicitado um software para compra e venda de acoes(home broker) se o analista não conhecer nada de matematica, finanças e de leis especificas o software co certeza nao atendera os requisitos..........falando em requisitos entramos na engenharia de software....pense no trabalho do engenheiro civil, ele não constrói a casa quem o faz e o pedreiro, o engenheiro e o responsavel pela elaboracao da documentação dentro de normas e leis em E.S(engenharia de software) são tratados a normas para criar, desenvolver os documentos de software bem comi os ciclos de vida do software e a capacidade de gerenciar os projetos....E.S e uma area muito ampla sendo uma delas o levantamento e controle dos requisitos ou seja o que o programa deve fazer e como vai fazer

Anônimo disse...

Ainda bem que li nesse blog, tinha pensado no curso mas estava com receio da matemática :D

Heryk disse...

Cara, estou no 2* ano do ensino medio e quero fazer sistema de informacao, mas nao sou muito bom em matematica. obrigado por me deixar mais tranquilo em relacao a isso. Gostaria de saber se tem algum curso, ou algo que eu possa fazer para ir me preparando para chegar bem na facudade de TI. desde ja obrigado.

Mário Marinato disse...

Olá, Heryk. Que bom que meu texto te deu ânimo para seguir com os estudos de TI.

Nunca usei, mas o site https://www.codecademy.com/pt me parece ser um bom começo para você.

Se você fizer alguma coisa por lá, depois volta aí e conta pra gente o achou.

Um abração.

VictoriaOliveira disse...

Ola, eu comecei uma faculdade de biológicas, mas não gostei
Me interessei muito com o curso de analise e desenvolvimento mas, como todos já estão dizendo acima eu também não sou boa em mate matemática e o pior, nunca fui muito ligada a computadores e sistemas. Tenho medo de começar o curso e não conseguir acompanhar
Gostaria de conselhos ! rs
Obrigado

Mário Marinato disse...

Oi, Victoria.
Como falei no artigo, não é preciso ser fera em matemática pra isso, não. A coisa é bem menos difícil do que você pensa.
Que tipo de conselhos você gostaria? Se quiser, vai lá na página de contato e manda um email direto pra mim que a gente conversa melhor.
Abração.

Lucas disse...

Cara, vc meio que me tirou um peso das costas. Tô querendo fazer sistemas de informação à distância e já sou advogado, trabalho bastante, mas não me falta vontade de estudar.

De fato, tem hora que desconfio, lembro que em Direito o povo chiava com qualquer conta idiota de média aritimética, é de dar vergonha.

Já estou aprendendo alguma coisa de Javascript pelo Alura e minha intenção é mais pra programar direcionado a objeto.

Mário Marinato disse...

Oi, Lucas.
Concordo contigo, acho que rola muito isso de ter um certo preconceito com a matemática.
Pelo seu jeito de falar, dá a entender que a matemática do curso de análise de sistemas não vai ser problema pra você.
Boa sorte na caminhada.