Mudanças

Eu sou uma das pessoas mais instáveis que eu conheço. Mas não quero dizer que eu seja uma pessoa intempestiva, que mudo de humor a torto e a direito. Nada disso. Quanto a meu humor, sou bem estável. Quando falo da minha instabilidade quero dizer que não gosto de ver as coisas do mesmo jeito por muito tempo. Lembro de que quando era criança eu mudava sempre a organização dos móveis do meu quarto, mesmo que só existissem duas combinações possíveis. Mas era certo de mudanças iriam acontecer cedo ou tarde. Eu me chateio muito fácil com o comum, e necessito com urgência de mudanças. Se tivesse dinheiro pra isso, mudava de casa todo ano.

Em 2001, quando a Fiat fez 25 anos, eles usaram um texto numa propaganda que me deixou babando, que falava exatamente sobre mudanças, sobre fazer as coisas de maneira diferente e ralei pra descobrir qual era o texto. Depois de meses de procura, descobri o site do poeta e suas aventuras. O poeta é o Edson Marques, e você pode ver o blog dele clicando aqui.

Mas voltando às mudanças, se você está entediado da sua vida, procure fazer as coisas de maneira diferente. Não precisa ser uma grande mudança, você pode começar com coisas simples. Mude um hábito, coloque objetos em lugares diferentes. Vá fazendo mudanças sutis, "em degradê", para que o hoje seja muito parecido com o ontem, um pouco diferente do mês passado e o inverso de um ano atrás. Se você permanece olhando para as coisas de um mesmo jeito por muito tempo, passa a não prestar atenção nelas. E mudar traz uma nova visão das coisas. Mudar dá energia, transforma coisas comuns em novidades.

Quer uma coisa simples? Ande pela calçada que você não costuma andar. Parece idiota, mas experimente. E depois tente seguir por outros caminhos para chegar até onde você vai. Até três meses atrás, quando eu trabalhava em meio expediente em uma loja daqui, nunca pegava o mesmo caminho dois dias seguidos. Sempre fazia um caminho diferente.

Mais uma coisa fácil de ser feita e que faz diferença? Sente cada dia em um lugar diferente na sala de aula. Além de ter outras visões da sua própria sala, deste modo você convive mais com outras pessoas da sua turma, indo além daquele grupinho pelo qual você é rodeado.

Se quiser descobrir onde mais você pode mudar, procure analisar o que faz durante o dia. Como você faz? Quando faz? Mude! Sente em outro lugar, faça de maneira diferente, troque uns horários. Não importa o tamanho da mudança, o importante são seus efeitos, que aparecem em médio prazo, no seu jeito de enxergar o mundo. Você aprende com isso, se torna versátil.

Afinal, como vi uma nutricionista falar uma vez, quando você come sempre as mesmas comidas, corre o risco de desenvolver alergias ao que não come. E na minha opinião, quando você desenvolve alergias às coisas, perde parte do que poderia desfrutar da vida.

Nenhum comentário: