Trabalho em Casa

Quando você trabalha em casa, por conta própria, as pessoas começam a ter uma série de opiniões e visões erradas, principalmente numa cidade pequena como onde eu vivo.

Existem aqueles que acham que você está de férias o tempo todo. O fato de eu estar de sandálias e camiseta não significa que não tenha nada para fazer. Nos últimos três anos, não me lembro de ter ficado mais de dois dias sem serviço, salvo, claro, quando estava viajando. Por várias vezes já sacrifiquei domingos e sábados de sol para poder entregar um serviço em dia.

Outros pensam que se você trabalha em casa, então trabalha 24 horas por dia, inclusive sábados à noite, domingos de manhã e nas horas sagradas de refeição. Por várias vezes já fui obrigado a deixar o telefone fora do gancho para pode almoçar em paz. Pensam também que você não tem outros compromissos, como outros clientes, cursos e faculdade. O que não me falta é cliente chegando aqui na hora que estou me arrumando para ir para a faculdade e pessoas trazendo serviço sábado à tardinha para serem entregues na segunda feira de manhã. O pior que já me aprontaram foi me acordarem às 8 da manhã de um domingo em que não tínhamos energia elétrica.

Um dos melhores "achamentos" dessa gente é o de que você é rico. Que engano lastimável. Poucos conseguem raciocinar e pensar que meu belo computador é fruto de meses e meses de trabalho duro. Parece que a lógica desse pessoal é a seguinte: se você não está desesperado atrás de um emprego, então não está precisando de dinheiro. Logo, se você não está precisando de dinheiro, está rico. Tipo assim, fala sério! Está certo que eu não vivo correndo atrás de dinheiro, mas isso não quer dizer que eu esteja rasgando dinheiro só pra variar. O que faço, desde os meus 14 anos, quando comecei a trabalhar, é controlar meus gastos e poupar. Sei estabelecer metas e definir os passos para chegar lá. É como uma frase que eu li certa vez num gibi do Batman: o preço da liberdade é a vigilância constante.

Por fim, existem também aqueles que pensam que você está precisando urgentemente de um emprego, que trabalha em casa contra a própria vontade, e então ficam te dando dicas de concursos, falando para você ir para o Rio de Janeiro, porque "lá tem mais oportunidade", e que você é maluco por rejeitar propostas. Há cerca de dois anos foi inaugurada uma fábrica da Schincariol em nossa cidade, e já estou farto de tantas pessoas me perguntando porque é que eu não vou pra lá.

Me espanta ver que essas pessoas não entendem que o trabalho em casa é uma decisão tomada de cabeça fresca, sabendo exatamente o que se quer fazer. Quando deixei meu emprego no CCAA, foi sabendo de todas as dificuldades que teria que passar, mas sabendo também que os benefícios seriam grandiosos. Claro que estou aberto a propostas, mas as pessoas têm que saber que os meus critérios de escolha vão além da idéia de que salário fixo + carteira assinada são tudo o que importa.

Hoje estou passando pela melhor fase da minha vida, onde os problemas são mínimos e as alegrias são muitas. Isso se deve muito ao fato de trabalhar em casa. Logo, nem tão cedo quero sair de onde estou.

Nenhum comentário: