Escrevendo no Celular Usando o Recurso de Texto Previsto

Já encontrei muita gente que na hora de escrever uma mensagem no celular perde um bom tempo. Eu mesmo já sofri muito com isso. Além disso, muita gente já tentou e não conseguiu usar o recurso de texto previsto, ou seja lá como o seu modelo de celular chame isso.

Só depois que um amigo teve a paciência de me explicar como é que este recurso funciona é que vi o quanto tempo eu já tinha desperdiçado. Este artigo é uma tentativa de compartilhar com as minhas leitoras esta pérola escondida em seus celulares.

Bem, imagine que a querida leitora queira escrever a palavra "bacana" em seu celular. Pelos métodos tradicionais ela teria que apertar 10 teclas para escrever uma palavra de 6 letras:

'2' duas vezes: B
'2' uma vez: A
'2' três vezes: C
'2' uma vez: A
'6' duas vezes: N
'2' uma vez: A

Com o recurso de texto previsto, bastaria apenas digitar uma vez cada uma das teclas que têm as letras desejadas. Mas como isso funciona? Primeiramente, acompanhe o que apareceu na tela do meu celular enquanto eu digitava a palavra do nosso exemplo:

'2' (para o b): A
'2' (para o a): CÁ
'2' (para o c): ABC
'2' (para o a): CAÇA
'6' (para o n): ACÇÃO
'2' (para o a): BACANA

Veja que, se a princípio nada parecia com o que eu queria digitar, ao terminar de teclar em todas as letras, o celular conseguiu acertar o que eu queria escrever. Mas como isso é possível? Simples. Acompanhe só:

Ao apertar o '2' pela primeira vez, o celular assume que estou querendo escrever uma palavra de apenas uma letra. Tendo apertado o número dois, haviam três possibilidades de letras a serem encaixadas no primeiro (e único) espaço da palavra: A, B ou C.

Qual é a palavra de uma letra que pode ser formada com estas três letras? O 'A'. Logo, ele foi exibido. Aí eu apertei o '2' novamente, e o celular passou a imaginar que quero escrever uma palavra de duas letras, sendo que a primeira deve ser A, B ou C, e a segunda letra também. Então, quais são as palavras possíveis com estas combinações?

AA? Não. AB? Não. AC? Não. BA? Não. BB? Não. BC? Não. CÁ? Sim! Então ele exibe a palavra. E assim segue o raciocínio, a cada tecla digitada. Quando maior a palavra, maiores são as chances do celular acertar o que você quer digitar. O importante é não se assustar com as palavras que ele tenta formar no meio do caminho, enquanto você ainda está digitando.

***


Mas há os casos em que várias palavras podem ser formadas com uma mesma combinação de teclas. Imagine que a leitora queira escrever 'ano'. Logo vai apertar as teclas 2-6-6. Veja que podem haver várias combinações possíveis:

1º espaço: pelo 2: A B C
2º espaço: pelo 6: M N O
3º espaço: pelo 6: M N O

Com estas letras você pode formar as palavras AMO, ANO, BOM e COM. No meu caso, meu celular exibiu 'COM'. Mas queremos digitar 'ANO'. Saiba então que é possível ver as outras possibilidades, bastando pressionar a tecla de asterisco várias vezes, até encontrar a palavra desejada.

***


Por fim, há os casos de o celular não conseguir montar a palavra que você quer, então ele pede para você soletrar. Quando você soletra, veja só, a palavra entra para o dicionário do celular, e da próxima vez que você usá-la o celular vai conseguir montá-la corretamente.

***


Este é, então, o recurso de texto previsto. Espero que minhas leitoras tenham gostado da explicação e que este recurso lhes seja tão útil quanto é pra mim. Não sei como vivi tanto tempo sem ele.

Nenhum comentário: