Reforma de Casa: Pedra é Mole

Uma das coisas mais surpreendentes que aprendi durante todo este suplício chinês que é a reforma da minha casa é o fato de que pedra é um material mole e extremamente frágil. Descobri isso quando comprei as dezenas de metros de granito para fazer as vezes de rodapé.

Foram várias e várias peças de sete centímetros de altura com os mais variados comprimentos: desde pequenas peças de dez centímetros até longas tripas de quase dois metros. Aí é que entra o desastre.

O cara da marmoraria, quando entregou, colocou duas ripas de madeira no chão, paralelas, e pôs os rodapés sobre as duas, para que não tocassem o chão. Aí lá foi o inocente Marinho para contar e conferir as medidas. Dei um vacilo, esbarrei em uma pedra e ela virou e caiu no chão (uma queda de míseros cinco centímetros) e partiu-se em quatro. Triste, continuei o serviço, e até terminar a história toda, lá se foram mais duas pedras. Eu quase chorei.

Além destas, o pedreiro me fez o favor de quebrar mais três enquanto as colocava no lugar: a soleira de uma porta, o piso de um degrau da escada e a soleira da janela da sala. E haja dinheiro jogado fora.

Mais tarde, bem mais tarde, vim a descobrir uma coisa que eu já vinha desconfiando: a pedra que escolhemos, Ornamental Gold, acredite, é mais frágil que as outras. Eu já tinha notado isso porque, acredite, ela é mais leve se comparada com pedras de outros tipos, que também pedimos.

Só faltou avisarem isso antes.


***


Veja o índice de artigos da série Reforma de Casa

Nenhum comentário: