A Decadência das Trilhas Sonoras

Como amante de música, venho reparando uma coisa nos últimos tempos: a falta de filmes com trilhas sonoras marcantes, seja de músicas instrumentais ou não. Eu tenho vários de cds com trilhas sonoras e posso citar vários filmes cujas músicas marcaram gerações e que até hoje, mesmo depois de décadas se passarem, ainda são facilmente reconhecíveis por todos.

Ou será que alguém aí não conhece temas famosos como os dos filmes A Pantera Cor de Rosa, E o Vento Levou, Carruagens de Fogo, James Bond, Indiana Jones, Guerra nas Estrelas, Super-Homem, ET e Parque dos Dinossauros?

E há também músicas que fugiram das salas de exibição e ganharam as rádios, tornando-se estrondosos sucessos, reconhecidos e amados até hoje, como Pretty Woman (Uma Linda Mulher), Unchained Melody (Ghost), Over the Rainbow (O Mágico de Oz), Everything I Do (Robin Hood), I Will Always Love You (O Guarda Costas) e Singing in the Rain (Cantando na Chuva).

Reparando no que tem acontecido ultimamente, os últimos filmes que tiveram trilhas sonoras que fizeram grande sucesso já datam de cerca de dez anos! Os mais recentes que consigo me lembrar são O Rei Leão (Circle of Life, Can You Feel the Love Tonight e Hakuna Matata), Titanic (My Heart Will Go On) e Armageddon (I Don't Want to Miss a Thing). Há quanto tempo isso foi? Um filme mais recente que talvez seja uma exceção seja Moulin Rouge, de 2003, mas este é um musical e nem conta muito pra essa conversa. Ah, há outro filme mais ou menos recente com música fácil de reconhecer: Missão Impossível.

Não que as trilhas sonoras recentes sejam ruins, posto que há belos exemplos delas, como A Noiva Cadáver e Os Incríveis, mas sinto falta de um filme com uma trilha sonora daquelas de arrasar quarteirão. Não há mais filmes cujas músicas-tema você ouça e reconheça na hora de onde ela veio. Ou então que você cantarole para fazer humor em alguma situação, como eu costumo cantar o tema de Rocky quando alguém começa a discutir.

Nos velhos tempos, quando um filme fazia muito sucesso, geralmente havia pelo menos uma música que pegava o vácuo e também chamava atenção, mas e os blockbusters de hoje dia?

Eu, sinceramente, não lembro da música-tema de Homem-Aranha, Piratas do Caribe, Batman Begins, A Paixão de Cristo, Jogos Mortais ou King Kong. São todos filmes que fizeram grande sucesso, mas nenhum deles tem uma música que seja reconhecível. Há uns três ou quatro anos eu assisti a uma entrega dos Oscars, e pasmo, vi que nenhuma das músicas que estava concorrendo ao prêmio de melhor canção estava fazendo sucesso.

Sou eu que não estou assistindo a muitos filmes ou as trilhas sonoras deixaram de ter importância?

Nenhum comentário: