O Pecado de Todos Nós - Capítulo Três - Parte Três

(capítulo três, parte dois)

A Cooperativa Agropecuária não convocou nenhuma assembléia extraordinária em Arbourville para debater o que estava acontecendo. Hoje sabemos que eles, como todos os outros fazendeiros, tinham recebido ordens de Washington. Mas no dia primeiro de março convocaram sua assembléia normal, e meu pai e eu comparecemos, junto com outros granjeiros do lugar.

Fiquei horrorizado ao ver Lester Hartwick, o nosso presidente local. Da última vez em que eu vira, em janeiro, ele era um fazendeiro alegre e feliz, corado como uma pêra madura, baixinho e volumoso como um rochedo. Envelhecera em dois meses, estava mirrado e acabado, a pele tão cinzenta quanto seus cabelos grossos. Deu início à reunião com a naturalidade de sempre e remexeu nos papéis sobre a mesa. Depois olhou para nós e seu olhar parecia ausente e velado.

- Bem, amigos - disse ele - tivemos pouca sorte nesta primavera com nossas colheitas. Não tendo havido... muita... chuva... e tal. Mas ainda estamos em março, e podemos esperar que chova a qualquer momento.

Ele vacilou, parou e baixou a cabeça sobre a mesa.

Então, meu pai levantou-se.

- Les, - disse ele - você sabe perfeitamente que não vamos ter chuva nenhuma. E não me venha dizer que é só nesta região. Está acontecendo no mundo inteiro, e você sabe disso.

- Ora, George - disse Lester, mas desviou o olhar. - Como é que você pode dizer uma coisa dessas? Ah, claro, há uma seca no Texas, mas há anos que eles vêm tendo secas...

- Sei que os jornais não estão publicando nada - disse meu pai - nem as revistas agrícolas. Mas sei o que está acontecendo em todo o mundo. Como é que eu sei? - Apontou para seu peito. - Uma coisa aqui dentro me diz. Quem andou prevenindo a vocês, os presidentes das Cooperativas Agropecuárias, para ficarem calados?

Lester riu-se: sua risada era débil.

- George, você está-se parecendo com um profeta do destino. Você sabe tão bem quanto eu que em certos anos as safras não são grande coisa, mas que no ano seguinte...

- Provavelmente não haverá ano seguinte para a maioria de nós - disse meu pai. Os fazendeiros agora olhavam firmemente para ele, e não mais para Lester Hartwick. - Nós agora só temos uma corte de apelação - continuou meu pai - e não creio que a maioria de vocês tenha pensado muito nela. Ah, imagino que tenham rezado na igreja para que chova. Mas já rezaram algum dia nos seguintes termos: "Deus, tenha misericórdia de mim, pecador", como o publicado na Bíblia? Imagino que não; basta olhar para a cara de vocês. Queria saber quantos de vocês sequer conhecem a Bíblia! Queria saber quantos de vocês sabem que estamos todos sendo castigados e que fomos condenados à morte!

***


Continua...
O início

Nenhum comentário: